logo

Programa Campos Verdes será reestruturado

08/02/2012 14:41:58 - Jornalista: Joice Trindade

O programa Campos Verdes vai reestruturar e intensificar suas atividades nas unidades municipais de ensino de Macaé. O objetivo do programa é levar aos estudantes reflexão sobre preservação do meio ambiente, contribuindo assim de disciplinas como Ciências Naturais e História.

O Campos Verdes é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio do Gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia e da Secretaria de Educação, em parceria com a Ong Casa do Caminho. Em 2011, o Campos Verdes percorreu sete unidades escolares, com previsão de atender cerca de 500 estudantes - Ancyra Gonçalves Pimentel, Dolores Garcia Rodriguez, Zelita Rocha, Aterrado do Imburo, São Sebastião dos Quarenta, além do Sana.

De acordo com secretário de Educação, Guto Garcia, o Campos Verdes é um programa que deu certo.

- O programa será intensificado no ano letivo de 2012, para até mesmo abranger um maior número de estudantes e educadores em ações ligadas ao meio ambiente, destaca.

Para este semestre, as equipes da subsecretária de Cultura, Esporte e Saúde - em parceria com a ong Casa do Caminho - estão organizando o cronograma de ações e as datas de programação. A intenção é ministrar novas palestras interativas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade.

A previsão é que as unidades municipais que receberam a programação no ano letivo de 2011, participem das ações com uma formatação diferente em que os estudantes possam (re) plantar outras espécies arbóreas com o objetivo de enaltecer e valorizar a práticas de consciência ambiental.

No decorrer da programação, também estão previstas plantios de mudas de árvores e apresentações teatrais e musicais como a do grupo Levando a Vida na Flauta, que integra jovens da Casa do Caminho .

Já a subsecretária de Cultura, Esporte e Saúde, Conceição de Maria Alves, observou que o programa não se destacou no ano passado não apenas por enfocar a questão da ecologia, mas para incentivar atividades culturais nas unidades municipais de ensino.

- Percebemos que professores e estudantes ficam mais imbuídos em atividades como palestras e as apresentações que integram jovens artistas, que tocam instrumentos como violinos e flautas, além de peças teatrais. Este programa está reforçando a proposta de descobrir novos talentos na comunidade escolar e aliar cultura, educação e meio ambiente, finaliza.