Programa Cárie Zero promove capacitação de profissionais em Glicério

07/06/2011 14:17:21 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Participação dos funcionários será fundamental para a prevenção de doenças bucais, principalmente entre as crianças

O programa Cárie Zero, da Subsecretaria de Odontologia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (7), pela primeira vez, curso de higiene bucal para profissionais da educação na região serrana de Macaé. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde de Glicério e contou com a participação de 42 funcionários das escolas públicas da serra.

Foi a primeira vez que o programa promoveu capacitação de profissionais para atuarem dentro das escolas municipais. A participação dos funcionários será fundamental para a prevenção de doenças bucais, principalmente entre as crianças, que precisam manter o hábito de escovar os dentes de forma correta, desde cedo.

O programa Cárie Zero examina os estudantes e aqueles que precisam de algum tratamento dentário serão encaminhados para uma consulta em um posto de saúde próximo de suas casas. De acordo com a técnica de saúde bucal, Suzana Freitas, das 1200 crianças examinadas pelo Programa, 819 precisavam de tratamento.

A dentista do Cárie Zero, Cláudia da Silva Emílio, explica que a higienização bucal deve ser incentivada dentro das escolas, que irão repassar aos alunos um kit, distribuído pela Subsecretaria de Odontologia, contendo escova de dente, pasta e fio dental para o uso diário.

- A importância da higienização bucal será passada as crianças por meio de brincadeiras lúdicas que incentivam a limpeza dos dentes diariamente. As crianças vão aprender brincando e os pais também serão capacitados para incentivar a escovação dentro de casa, ressalta a dentista.

A dentista apresentou aos profissionais da educação todo o procedimento que deve ser feito na hora da escovação, como as características de uma boa escova, como fazer a limpeza dos dentes com o fio dental, qual a quantidade certa de pasta que se deve usar e também como armazenar as escovas corretamente, para que não haja um aumento de bactérias.

Todos os participantes do curso receberam certificados de capacitação, com duração de três horas e meia. A equipe do Cárie Zero continuará com as visitas as escolas, periodicamente, fazendo a aplicação de flúor em todos os estudantes da rede pública de ensino.