O Programa “Circulando no Trânsito” realizou mais uma série de ações em empresas instaladas na cidade. Somente na última semana, foram atendidas mais três empresas, somando um público total de aproximadamente 120 pessoas. Os números comprovam que a palestra promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização destes trabalhadores, tornando-se referência entre essas empresas.
Prova disso é que, ao longo do ano de 2013, as palestras do programa já atenderam a grandes instituições como a Ampla Energia e Serviços S/A (duas vezes), o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- (duas vezes), o Grupo Sotreq (três vezes), a Empresa MELF Locação de Guindastes e Equipamentos Ltda, a Empresa Ester Serviço Industrial Ltda, a Weatherford International, a Loc Serv Logística Dedicada e a Franks International Brasil Ltda. Até o final do ano, outras empresas ainda serão atendidas.
Por meio de ações realizadas pela equipe da Subsecretaria de Educação no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana busca trabalhar, de forma dinâmica, conceitos como segurança no trânsito e cidadania:
- As palestras de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva visam estimular a aplicação destes conceitos no dia a dia. O objetivo é que condutores, pedestres e demais usuários das vias coloquem em prática o que aprendem na teoria, evitando os acidentes de trânsito, afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.
A palestra do “Circulando no Trânsito” aborda temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.
Outros assuntos tratados são: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.
- Não podemos atingir todos os nossos condutores, mesmo porque esse público é, em grande parte, flutuante. Mas, quando a proposta é repensar o trânsito, podemos nos pôr a prova e aceitar o desafio que é a mudança de hábito do usuário, mexer em sua zona de conforto e em sua rotina, mesmo que sua postura seja adequada – diz a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.
O funcionário da empresa Loc Serv Logística Dedicada, Sebastião Zaquiel, afirma que irá aplicar os conceitos aprendidos por meio da palestra: “A palestra foi bem ministrada e tenho certeza que os resultados serão positivos”, diz.
As palestras do Programa “Circulando no Trânsito” são agendadas pelo telefone (22) 2765-2963 ou por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rodovia RJ 168, Km 4, no bairro Virgem Santa.