Programa “Circulando no Trânsito” participa de SIPAT na Weatherford

27/11/2013 17:23:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Mais uma empresa sediada em Macaé contou com as ações do programa “Circulando no Trânsito” em sua programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Desta vez a força de trabalho da Weatherford International recebeu a palestra sobre “Educação e Segurança no Trânsito”, que, além do trânsito seguro, trabalha conceitos ligados à cidadania. O encontro foi na terça-feira (26), às 17h, na sede da empresa, que está localizada no Parque de Tubos. No total, mais de 100 profissionais participaram da palestra e receberam as orientações.

A palestra abordou temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.

Outros temas foram: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.

Foi a oportunidade para que estes trabalhadores conhecessem também os temas ligados à campanha “Trânsito Amigo – Eu curto”. Com o tema “Faça um trânsito mais gentil”, a campanha visa ao resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

- Ao abordar assuntos sobre a conscientização, mobilizamos os condutores e pedestres sobre a importância da educação no trânsito e de uma direção segura para todos. Afinal, precisamos de uma convivência harmoniosa entre condutores, ciclistas e pedestres - afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.

A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que, dentro da realidade da cidade, que tem uma estrutura física para abrigar um número mais reduzido de veículos e recebe, na realidade, mais de 30 mil veículos de outras cidades diariamente, além dos quase 105 mil veículos emplacados em Macaé, a conscientização é fundamental.

- No horário de pico são veículos particulares, de órgãos públicos e de empresas, todos nas vias ao mesmo tempo. E isso faz com que o risco se torne ainda maior. Por isso nosso trabalho se faz ainda mais necessário, para que os condutores tenham paciência e entendam que precisamos de uma mudança de atitude no trânsito – disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Weatherford International concorda. “A palestra foi muito boa, pois utiliza um material muito bom, com um conteúdo bem colocado que nos permite tirar dúvidas e rever a maneira com que encaramos o trânsito na cidade”, pontuou.

Ao longo do ano de 2013, as palestras do programa “Circulando no Trânsito” já atenderam ao CIEP Oscar Cordeiro, a Ampla Energia e Serviços S/A (duas vezes), o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (duas vezes), o Grupo Sotreq (duas vezes), a Empresa MELF Locação de Guindastes e Equipamentos Ltda, e a Empresa Ester Serviço Industrial Ltda.