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Programa Correção de Fluxo aplica provas nas unidades atendidas

05/12/2011 07:54:11 - Jornalista: Joice Trindade

O Programa de Correção de Fluxo desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, está encerrando a avaliação do programa, aplicando as provas finais aos estudantes atendidos. O programa tem o objetivo de contribuir com a redução da evasão escolar e suprir a defasagem ano de escolaridade-idade na rede municipal de ensino.

No decorrer deste mês, alunos de algumas unidades municipais como Samuel Brust e Profª. Maria Isabel Damasceno Simão participaram da avaliação final do programa. Nesta segunda-feira (5), a partir das 8h é a vez dos alunos do Colégio Municipal Profª Elza Ibraim.

Para que os alunos consigam alcançar resultados positivos e aprovação para outros anos de escolaridade, a equipe pedagógica da Subsecretaria de Ensino Fundamental desenvolve cursos de Formação Continuada com os professores. Nas programações eles trocam experiências, participam de estudos dirigidos e organizam as rotinas das turmas que contam com conteúdos adaptados.

Cada turma do primeiro segmento recebe acompanhamento semanal de cinco horas de aula pelos professores monitores, que acontece no turno do aluno ou em horário complementar. As turmas de 6º ao 9º anos são assistidas em dez horas semanais. Neste ano, o programa está se aprimorando, inclusive com a inclusão da disciplina Educação Física.

Segundo a coordenadora da Correção de Fluxo, Aldelúcia Porto Maciel Vagner, os professores estão animados com o projeto e com os resultados provenientes das avaliações. “Temos relatos de melhorias quanto ao desempenho nos anos de escolaridade como de uma aluna que do 7º ano avançou para o 9º ano. Queremos avaliar se as práticas pedagógicas e intervenções executadas no projeto estão dando certo”, diz.

A correção de fluxo atende a uma proposta do governo federal. A partir da implementação, a Secretaria de Educação atende educadores do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental com atividades que visam contribuir com o planejamento pedagógico.

A matriz curricular abrange conteúdos que são trabalhados em três linguagens. A primeira é constituída pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa e Arte. Já a segunda linguagem inclui as disciplinas de História e Geografia. A terceira, Ciências e Matemática.

De acordo com a diretora do Colégio Municipal Profª Elza Ibrahim, Cristina Medeiros, a expectativa é a melhor possível para a avaliação final do Correção de Fluxo. “Temos 26 alunos nos 6º e 7º anos de escolaridade participando do projeto, além de 23 estudantes nos 8º e 9º. Já entre os 1º ao 5º anos de escolaridade contamos com mais de 30 estudantes. Observamos que muitos vão alcançar saldo positivo para ir para outros anos de escolaridade. Todos nossos alunos do projeto apresentam assiduidade e comprometimento”, finaliza a diretora. Ela lembra que neste segundo semestre os participantes do programa integraram atividades especiais, simulados e provas, que servirão de exercícios para esta avaliação final.