logo

Programa Correção de Fluxo retorna com a volta às aulas

27/01/2012 10:32:05 - Jornalista: Joice Trindade

A volta às aulas das unidades da rede municipal de ensino será no próximo dia seis. No retorno dos estudantes, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai dar continuidade aos programas, que visam intensificar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Entre eles está de Correção Fluxo no Ensino Fundamental, que tem o objetivo de minimizar a defasagem série-idade referente à idade e o ano escolar, que o estudante deveria estar cursando.

A Correção de Fluxo é um programa que soma resultados positivos: com as aulas os alunos ficam empenhados. Além disso, os professores destas turmas participam de encontros específicos para contribuir com a prática pedagógica. O programa segue o currículo previsto no Caderno de Orientação Curricular (Coc) da rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares, e atende educadores do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental com atividades que visam reforçar o planejamento.

Entre as vantagens apontadas pelos estudantes inseridos ao programa está o fato de que eles conseguem estudar em dois anos de escolaridade em um semestre. O programa atende a uma proposta do governo federal. Com o avanço do Correção de Fluxo, os alunos participam de avaliações com a finalidade de que seja sanada a defasagem escolaridade-idade na rede municipal de ensino.

Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, o programa consegue minimizar a distorção da idade e ano de escolaridade dos estudantes até a idade de 14 anos. “A rede municipal também se volta para os alunos a partir dos 15 anos, que estão em busca de recuperar o tempo perdido nos estudos com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observa.

Gelda Rodrigues aponta que a maior parte dos alunos que faz parte do Correção de Fluxo é de crianças provenientes de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.