Foto: Ana Chaffin
Atualização segue recomendação do Ministério da Saúde
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (12) um curso de capacitação para enfermeiros atuarem em consultas ginecológicas realizadas na Estratégia Saúde da Família (ESF) ou nas Unidades Básicas da Saúde (UBS). O objetivo é atualizar esses profissionais dentro das normas padronizadas pelo Ministério da Saúde (MS).
A palestra apresentada mostrou como é realizada a abordagem sindrômica em consulta de enfermagem em ginecologia, como determina o Ministério da Saúde (MS). Essa prática tem como finalidade identificar no paciente alguma Doença Sexualmente Transmissível (DSTs). O procedimento é realizado no país desde 1993.
Com essa capacitação, o profissional terá informações sobre como prescrever o tratamento nesses casos, sem a necessidade da realização de exame. Além disso, os enfermeiros tiveram a oportunidade de saber detalhes sobre os fatores de riscos e formas de tratamento adequadas para essas doenças.
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde realiza sempre cursos de capacitação. O próximo curso está previsto para ser realizado no mês de julho. Os profissionais interessados poderão entrar em contato pelo telefone: (22) 2796-1821.