logo

Programa de Educação de Jovens e Adultos terá turno ampliado

27/01/2012 15:43:24 - Jornalista: Joice Trindade

O programa de Educação de Jovens e Adultos de Macaé (EJA) de Macaé vai ampliar o horário de atendimento de seis unidades da rede municipal neste ano letivo. A modalidade de ensino será ministrada nos turnos da manhã e tarde, para os ciclos IV e V (que abrangem do 6º ao 9º anos de escolaridade).


As escolas municipais que terão o turno ampliado são Ancyra Gomes Pimentel, Maria Isabel Damasceno Simão, Dr Cláudio Moacyr de Azevedo, Botafogo e Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Para participar do Eja, os estudantes devem ter acima de 15 anos.

A volta às aulas no ensino municipal será no dia seis de fevereiro. A ampliação para o turno do dia visa atender a uma reivindicação da comunidade, que terá a oportunidade de facilitar a rotina escolar daqueles que necessitam estudar durante o dia como jovens e pessoas mais idosas.

Os ciclos I, II e III, que correspondem desde a alfabetização ao 5º ano de escolaridade já são ministrados durante o dia nas unidades Maria Isabel Damasceno Simão e Ancyra Gomes Pimentel.

- A maior parte dos alunos são trabalhadores que ainda não concluiram a escolaridade na idade “regular”. Por isso, a Secretaria de Educação está ampliando o turno do ensino para o diurno, explica a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues.

A pasta também segue com o Programa de Correção de Fluxo, atendendo alunos até a faixa de 14 anos que apresentam distorção quanto à idade e ano de escolaridade. “Este ano, a secretaria prossegue dando continuidade à correção de fluxo, em que os estudantes conseguem superar a defasagem de dois anos de escolaridade”, destaca.

No ano de 2011, a rede municipal registrou mais de três mil alunos em 30 unidades, que funcionaram com Educação de Jovens e Adultos. As escolas situadas na área central e bairros contam com o ensino da alfabetização ao 9º ano, que abrangem os ciclos I ao V.

Serra- Entre as propostas da Educação para este ano está a continuidade de estudos aos alunos, que frequentam as classes da Eja. Hoje, as unidades municipais localizadas na Serra abrangem ciclos e até mesmo fases, que correspondem ao Ensino Médio, que não são abrangidos pela rede estadual de ensino. Entre as unidades da Serra estão Carolina Curvelo Benjamim, Ivete Santana, Sana, Pedro Adami e Joaquim Augusto Borges.

Matrículas - Aqueles que já efetuaram a pré-matrícula, tiveram até sexta-feira (20) para realizar a matrícula nas unidades municipais de ensino. No entanto, quem perdeu a oportunidade de realizar a pré-matrícula nas fases anteriores, ainda terá a chance de efetuar na terceira fase, que acontece de 6 a 15 de fevereiro de 2012. Durante este prazo, estarão disponíveis todas as vagas restantes da primeira e segunda etapas.

A entrega dos documentos na escola, neste caso, deverá ser feita de 6 a 17 de fevereiro.A coordenadora da Eja pela secretaria de Educação, Margarida Silveira, lembra que as escolas municipais estão orientando aos estudantes da modalidade sobre a correta matrícula a ser feita de acordo com a idade.