logo

Programa de Formação pela Escola 2012 está na reta final

13/11/2012 14:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

O 6º vínculo (fase) do Programa de Formação pela Escola-2012 está em sua reta final de realização. A coordenação do programa está definindo a data para a entrega de certificados aos participantes dos módulos, que aconteceram entre os meses de março e outubro deste ano. Entre os que serão concluídos em breve, estão módulos “Competências Básicas” e “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate), que terão, respectivamente, seus encontros finais nos próximos dias 21 novembro, 4 e 13 de dezembro.


Este ano, a coordenação registrou 181 participantes para receberem os certificados. Com uma expressiva procura por parte dos educadores da rede municipal, o Formação pela Escola oferece módulos diversos, como “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica” e de “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “Políticas Públicas na Educação Básica”, “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Controle Social para Conselheiros”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae), “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate). Participam dos módulos gestores, professores, técnicos e representantes da comunidade, que são intitulados cursistas.

Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu, a formação contribui com a valorização do conhecimento individual de cada um dos participantes. “Com o enriquecimento profissional, todos vão poder melhor atuar em prol da qualidade do ensino”, diz.

Para o tutor e coordenador do Formação pela Escola, Orlando Henriques, a programação de 2012 atingiu todas as expectativas. “Recebemos muitos cursistas dedicados e ansiosos por novos saberes”, destaca. Já para a coordenadora de Programas, Projetos e Formação Continuada do Ensino Fundamental, além de integrante do comitê do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município, Regina Célia Santos Nascimento, esta foi a oportunidade de oferecer maior capacitação quanto às políticas públicas financiadas pelo Governo Federal, tais como Competências Básicas, Pnae, Controle Social e muitos outros. “É um momento ímpar para que os participantes tenham maior consciência do papel do profissional diante da implementação dos programas, do cumprimento, fiscalização e, sobretudo da qualidade na gestão”, comenta.

O “Formação pela Escola” é um programa de formação continuada, nas modalidades presencial e à distância, que tem como objetivo reforçar o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).