A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde (Semusa), está conquistando novas fronteiras e ganhando reconhecimento nacional em seus trabalhos e projetos. O projeto “Saúde Bucal e a relação com a alegria”, da equipe de Saúde Bucal, foi aprovado pelo Ministério da Saúde e será apresentado na 1ª Expogest - Mostra Nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS, que acontece de quatro a sete de junho, em Brasília.
Autor do projeto e coordenador de Saúde Bucal, o odontólogo Paulo Roberto Seady, ressalta que os trabalhos educativos desenvolvidos no município são realizados nas escolas e creches, pois estes são os veículos de formação de hábitos e valores de toda a família. “Nosso projeto tem como objetivo inserir no espaço escolar um modelo de atenção odontológico voltado para a promoção e manutenção da saúde bucal dos escolares de forma lúdica e participativa”, falou.
Paulo acrescenta que a metodologia utilizada com as crianças são brincadeiras e atividades em sala de aula, apresentando alguns recursos culturais, mas a grande sensação é o mascote – o boneco Dentão, que faz grande sucesso com a garotada. “Paralela às inúmeras ações, são programadas atividades de integração com a comunidade através de reuniões com professores, pais e líderes comunitários”, declarou.
Segundo Paulo, o projeto atinge 90% das creches e 60% das escolas, de modo que a maioria dos alunos já escova os dentes todos os dias após a merenda. Ele revela que a equipe da Divisão de Odontologia Preventiva, coordenada pelo odontólogo, Júlio Cesar Abreu Pereira, co-autor do projeto enviado ao Mistério da Saúde, está formando um grupo de teatro, sendo este mais um dispositivo nas ações educativas de preservação da saúde bucal.
Mostra – A Mostra Nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS, tem como objetivo de divulgar e premiar as vivências de gestão, que representam esforços de mudança, inovação e transformação na gestão, contribuindo para a consolidação do SUS. De acordo com Paulo, só foram selecionados os trabalhos capazes de impulsionar a política de saúde para a efetivação dos princípios do SUS, com qualidade e com resultados já identificados.