logo

Programa de Saúde Mental promove palestra no PSF da Fronteira

09/08/2007 18:12:15 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A equipe do Núcleo de Saúde Metal da Secretaria Especial de Saúde de Macaé realizou nesta quinta-feira (8) palestra com as gestantes assistidas do Programa Saúde da Família (PSF), na unidade da Fronteira. A palestra teve como objetivo informar as usuárias gestantes, do Programa Saúde da Família, a importância do aleitamento materno dando continuidade à Semana Mundial de Amamentação.

A fonoaudióloga do Núcleo de Saúde Mental, Karine Kaspe, lembra que o trabalho é feito em parceria com o Programa Saúde da Família dando um suporte às usuárias através de palestras, atenções primárias e fazendo diagnósticos para um futuro encaminhamento dos usuários ao Núcleo de Saúde Mental.

- A nossa equipe conta com terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, musicoterapeutas e psiquiatras. Fazemos um trabalho junto aos agentes comunitários, que na verdade são grandes elos da nossa equipe elo da nossa equipe com os usuários.Os agentes passam as necessidades das usuárias para nossa equipe e, de acordo com as necessidades, vamos fazer o atendimento junto à equipe do Programa Saúde da Família, ressalta.

O Programa Saúde da Família conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, além de seis agentes comunitários de saúde. Em Macaé, a secretaria de Saúde incluiu no PSF os serviços de Fisioterapia, Odontologia,
Serviço Social e Nutrição.

A psicóloga Márcia Marciel, que também faz parte da equipe do programa de Saúde Mental, falou da importância do trabalho junto ao programa Saúde da Família (PSF).

-A nossa equipe trabalha em parceria com o programa Saúde da Família, montando grupos de auxilio junto aos profissionais da unidade, dando um suporte em Saúde Mental.
Nosso trabalho consta com oficinas terapêuticas, capacitação da equipe do PSF em Saúde Mental, inter consultas (consultas individual de acordo com a necessidade do usuário), visitas domiciliares junto aos agentes comunitários que são primordiais no nosso trabalho, disse Márcia .

O enfermeiro Washington Schuad, responsável pelos preventivos feitos nas gestantes usuárias, fala da importância das palestras e complementa que após os encontros eles fazem a distribuição de brindes e lanches.

O trabalho de incentivo ao aleitamento materno é feito sistematicamente pela secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar de Macaé com palestras, orientações e acompanhamento das mães e bebês. Na manhã desta sexta-feira a equipe do Hospital Público Municipal (HPM) promove um café da manhã para as mães junto as profissionais da maternidade da instituição.