logo

Programa de Telemedicina é apresentado à Petrobras

27/01/2006 19:45:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os diretores do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, Aluízio dos Santos Júnior e Luiz Porto, acompanhados do proprietário do Centro de Treinamento Berkeley, Marcelo Glória, fizeram nesta sexta apresentação do Centro de Educação Continuada em Trauma e Telemedicina, para o diretor geral da Unidade Bacia de Campos, Carlos Eugênio da Resurreição. A inauguração do Centro acontece nesta segunda (30), às 17h.

Durante a apresentação, Aluízio falou que, com a implantação do Centro, a instituição estará preparada para realizar atendimento de emergência ao paciente à distância e em tempo real, além da descontaminação química ou biológica de vítimas, que podem ser feitas em tendas móveis dotadas de toda estrutura necessária para a descontaminação. “A indústria do petróleo irá dispor de uma assessoria diversos especialistas médicos via telemedicina durante 24h, sem nenhum ônus e com acreditação internacional”, frisou.

Aluízio disse ainda que além do suporte no atendimento de telemedicina o HPM contará com um moderno centro de treinamento robotizado, capaz de simular os mais diversos tipos de acidentes, que poderá ser utilizado pelos profissionais de saúde da região. “Com a tecnologia e aval do serviço de saúde inglês da Lancashire Ambulance Service, esse será o primeiro complexo da América Latina no atendimento a acidentes que envolvam múltiplas vítimas”, revelou.

O gerente geral da UN/BC, Carlos Eugênio disse que há uma grande expectativa com a inauguração do Centro de Telemedicina e que a intenção da Petrobras é estreitar cada vez mais os laços com o HPM, que vem sendo um grande parceiro. “Confesso que foi uma surpresa quando cheguei à cidade e vi um hospital público com todo aquela estrutura e qualidade, pois o mais difícil que construir é manter uma instituição como aquela”, disse.

Eugênio falou também que a Petrobras possui um serviço similar ao de Telemedicina, mas que não conta com vários especialistas médicos como propõe o HPM e que o projeto proposto pela instituição foi bem recebida e poderá ser incorporado ao sistema já existente. Também estiveram presentes a apresentação, a gerente de Assistência Médica da Petrobras, a médica Magali Brun, a equipe médica do setor de SMS e a gerente de Comunicação empresarial, Gláucia Terra.

Inauguração – O prefeito de Macaé, Riverton Mussi receberá para a inauguração nesta segunda-feira, autoridades brasileiras e internacionais, entre elas, o ministro britânico de Comércio e Investimentos, Ian Pearson, o embaixador Britânico, Peter Collecot, e o cônsul Britânico, Paul Yaghmourian.

Durante a semana, 25 médicos do HPM e da Petrobras estarão participando do curso de Trauma. As aulas serão ministradas pelos profissionais do Centro de Treinamento da Berkeley, a mais moderna instituição de ensino médico da América Latina, além de um grupo de médicos britânicos.