A Secretaria de Educação de Macaé começou esta semana o processo de entrega do livro didático pelos alunos das escolas da rede municipal. São esperados até o final do ano letivo a devolução de 72 mil livros utilizados nas séries dos ensinos básico, médio e fundamental.
Nesta quarta-feira (17) a coordenação do projeto em Macaé realizou uma reunião com 40 representantes do Programa do Livro Didático das escolas municipais com o objetivo de informar ao educadores sobre prazos de entrega, boas práticas para se lidar com os livros didáticos e a operação do Siscort, programa do MEC através do qual é feito o controle do programa de preservação do livro didático. São assistidas pela rede municipal 55 escolas por meio do programa do MEC.
Para a professora Angélica de Luna dos Santos, que começa agora a integrar o time dos profissionais que cuidam dos livros didáticos, o programa é importante não apenas pela economia que proporciona ao Governo Federal, mas pelo exemplo de cidadania que ensina aos alunos. “É fundamental porque ensina questões de respeito ao próximo e destaca a cultura do pertencimento que leva os alunos a ter responsabilidade em relação ao seu material didático”, explica.
O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou que, este ano, os professores de toda a rede municipal puderam escolher os livros didáticos que serão usados em suas escolas nos próximos três anos. “A iniciativa faz parte de uma diretriz do Ministério da Educação – MEC e que vem sendo seguida com sucesso pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé”, explica. Os livros didáticos foram escolhidos para ser usados durante os anos de 2011, 2012 e 2013. Pela primeira vez a escolha também se estendeu aos livros de ensino de línguas estrangeiras.
No programa anterior no triênio que passou foram distribuídos 84.772 livros. Confeccionado com uma estrutura física resistente, cada livro didático tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos.
A exemplo dos anos anteriores, foi possível fazer consulta prévia do resumo das obras ofertadas no Guia do PNLD, disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em www.fnde.gov.br. Os livros constantes do Guia foram avaliados e selecionados pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O próximo encontro será realizado no dia primeiro de dezembro e contará com confraternização entre os funcionários.