logo

Programa do Livro Didático organiza ações para próximo ano letivo

15/12/2011 08:07:16 - Jornalista: Joice Trindade

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, acerta os últimos detalhes da programação dos cursos de Formação Continuada de Gestão do Livro Didático do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE)-Ministério da Educação. O objetivo é seguir, no próximo ano letivo, com os três pilares primordiais do programa: conservação, devolução e remanejamento. O programa começará no dia 14 de março, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação. Ao todo, serão dez encontros mensais, que se estendem até o mês de dezembro.

Segundo a coordenadora do Programa Livro Didático da rede municipal, Roze Mary Tomás, o próximo ano será importante diante da utilização dos livros didáticos. "Este será o último ano que os alunos do 1º ao 5º anos da rede vão fazer uso do material do PNDE nas salas de aula. Os livros didáticos foram escolhidos para serem usados durante três anos. A próxima escolha vai abranger o período de 2013 a 2015”, diz.

Ela observa que o Programa do Livro Didático também se volta para os eixos norteadores como Caderno de Orientação Curricular (COC) e perfil da escola e dos alunos atendidos. “Em 2012, cada unidade deverá elaborar um gráfico específico com mapeamento que vai apresentar dados como percentuais de recebimento e devolução dos livros e consolidar os resultados”, explica a coordenadora.

Roze Mary pontua que um dos fatores principais da Formação Continuada é o elo permanente com os profissionais. “Esta é a oportunidade da equipe pedagógica do programa em manter a troca de experiências, acompanhamento e monitoramento dos trabalhos”, ressalta.

No decorrer desta semana, a equipe da Coordenação do Livro Didático realizou o encontro de encerramento do programa. Na ocasião, cerca de 50 participantes do curso de Formação Continuada avaliou os trabalhos desenvolvidos no decorrer deste ano e planejou em conjunto as ações, que devem ser desenvolvidas no próximo ano. “Foi um momento especial, pudemos agradecer o empenho e parceria das unidades da rede municipal diante do programa e analisar os avanços e dificuldades alcançados”, salienta Roze Mary Tomás.

Para a professora da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, Rosângela Monteiro, fazer parte do time que coordena o programa de leitura em sua unidade é uma honra. “Pudemos perceber que a mentalidade dos nossos alunos mudou. Este programa foi fundamental para levar questões de respeito ao próximo, valorização da cultura e cuidado em relação ao material didático e posterior devolução”, explica. Ele enumera que o saldo de devolução dos livros na sua unidade foi mais do que positivo. “Os livros foram utilizados, conservados e 98% do total utilizado foram devolvidos, através da campanha ‘Devolver é legal’”, conta.

A Secretaria de Educação também está comemorando a premiação de 1º lugar na categoria I do ‘Concurso Ações Inovadoras no Livro Didático’, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A equipe responsável pelo programa vai apresentar as ações desenvolvidas na rede municipal de Macaé durante o ‘Encontro Nacional do Livro Didático’. O evento vai acontecer em março de 2012, em Curitiba. Como prêmio, a secretaria receberá uma remessa de livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e obras da coleção Educadores.