logo

Programa Escola Ativa retorna suas atividades no dia 20

07/03/2012 14:27:21 - Jornalista: Joice Trindade

O programa Escola Ativa retorna com suas atividades no próximo dia 20 (terça-feira). As aulas do curso direcionadas a professores da rede municipal de ensino, que atuam com turmas multisseriadas (em que alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa de idade estudam juntos) serão ministradas no Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação, das 8h às 12h. A proposta é que os profissionais participantes da capacitação possam melhor utilizar os recursos tecnológicos na educação de campo.

O Programa Escola Ativa, promovido pelo Ministério da Educação, é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e tem a finalidade de minimizar a distorção série-idade, além, de desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade. A intenção é qualificar os profissionais com um curso voltado para a Tecnologia Educacional.

O “Escola Ativa” é desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras (Glicério); Crubixais de Cima (Frade); Boa Alegria (Sana); Madressilva (Trapiche), Joaquim Breves (Sana); Zélia Souza Aguiar (Areia Branca); Carlos Gaspar (Sana) e Augusta Franco (Bicuda Pequena)

O tema do primeiro encontro deste ano letivo será “Conhecendo o broffice cálculo”. Já o segundo módulo vai abranger o assunto “Ensinando e Aprendendo com as Tic´s”, em que os profissionais terão a oportunidade de aprender sobre técnicas que trabalham com imagens e filmes, que podem ser produzidos nas escolas.

Outro módulo que está sendo bastante aguardado pelos participantes do curso é “Conhecendo a possibilidade do Linux Educativo” que vai enfocar a produção de vídeos. Na grade do curso também abrange o tema “Jogos Pedagógicos” com abordagem na utilização e confecção de jogos pedagógicos e criação de histórias em quadrinhos. O último módulo que será ministrado é “Planejando o uso de tecnologias’, que vai apresentar recursos multimídias e ferramentas da web.

Satisfeita com os resultados alcançados pelo “Escola Ativa”, a coordenadora do programa, Ana Dutra, destaca que através das atividades executadas, o perfil das unidades abrangidas mudou. “Contamos com um grupo de professores empenhados, que conseguiram resgatar a estima dos estudantes. Eles estão aprendendo novas ferramentas pedagógicas, que já estão sendo colocadas em prática durante o cotidiano escolar”, lembra.

Ana Dutra, aponta que entre os recursos, que já são utilizados pelos professores que fazem parte do programa, estão a pesquisa histórica sobre a fundação da unidade municipal de ensino, a confecção de calendário agrícola com indicações dos períodos de produção e colheita das principais atividades econômicas das localidades, além de cartazes de combinados, comitês e caixas de sugestões.

Os professores também participam de microcentros, encontros que são realizados uma vez ao mês para a troca de experiências, planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões. O cronograma de curso do programa “Escola Ativa” segue no dia 17 de abril, 29 de maio, 19 de junho e 31 de julho.