logo

Programa Guarda Sênior comemora um ano de atividades

11/01/2008 15:23:52 - Jornalista: Cláudia Liese

O programa Guarda Sênior, da prefeitura de Macaé, está comemorando um ano de criação. O programa beneficia 100 idosos e faz parte da política do governo municipal de investir no social, com valorização do ser humano. O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa.

Antes de ir para as ruas desenvolver o trabalho principalmente de orientação, os aprovados no programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física. O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima. Os seniores trabalham seis horas diárias e recebem um salário mínimo.

Para comemorar a data, a equipe da Guarda Municipal promove na próxima terça-feira (15), a partir das 20 horas, no Clube Cidade do Sol, um jantar dançante com o cantor Zeca Ribeiro. O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, adiantou que a festa terá muita música popular brasileira antiga, para que os agentes da guarda sênior tenham uma noite inesquecível.

- O programa Guarda Sênior superou nossas expectativas. Foi um ano de vitórias. Passamos a conhecer mais as pessoas da terceira idade e a sentir a necessidade de continuar o apoio a esta turma. Eles são responsáveis, surpreendentemente ágeis e dinâmicos. Querem aprender, doam alegria e experiências. Estamos fazendo de tudo para que a noite dançante seja de divertimento para todos - destaca Antônio Franco.

O prefeito Riverton Mussi ressaltou a importância do programa. “Os participantes do programa Guarda Sênior trabalharam a vida toda em prol da população e voltam ao mercado de trabalho com toda a experiência de vida. Os seniores estão nas ruas prestando informações e ajudando a cidade. Vê-los atuando é a certeza de que fizemos certo ao criar um programa específico para a terceira idade. Espero que a data comemorativa seja de muita alegria”, comentou o prefeito.

Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia-a-dia dos agentes da Guarda Sênior. A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, explica que uma vez por mês os agentes participam de uma atividade.

- Além do trabalho, é importante que as pessoas da terceira idade possam contar com atendimento médico, aulas e palestras, além de divertimentos. Estamos sempre atentos para proporcionar o que precisam para que se sintam felizes. Quem necessita e quer estudar, participa em uma turma na Corporação com o Curso de Educação Básica, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de Educação Básica – informou.

Segundo Elaine, os agentes que precisam de atendimento bucal são atendidos semanalmente na sede da Guarda, no ônibus da Secretaria Especial de Saúde. Quem precisa é encaminhado para médicos e psicólogos. “Fazemos festas, ginástica, conversamos muito, enfim, a prioridade é o agente. Todos na Guarda Municipal tratam os seniores com muito amor e é esse nosso objetivo: que eles se sintam felizes. Nosso balanço deste um ano é positivo. Os agentes estão mais alegres e confiantes e nós estamos mais experientes”, reconhece Elaine.