logo

Programa Guarda Sênior comemora um ano de fundação

09/01/2008 15:36:29 - Jornalista: Equipe Secom

Pioneiro no estado, o programa Guarda Sênior está comemorando um ano de criação. O programa beneficia 100 idosos, de 60 a 80 anos, e faz parte da política social da prefeitura, que hoje atende a pessoas de todas as idades. A Guarda Sênior foi montada com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.

Para comemorar a data, a Guarda Municipal promove na próxima terça-feira (15), a partir das 20h no Clube Cidade do Sol, um jantar dançante. O prefeito Riverton Mussi confirmou presença na festa e falou do sucesso do programa.

- Temos muito que comemorar. Foi um ano de vitórias e muitas alegrias para os cem idosos que fazem parte da Guarda Sênior. A participação no programa fez com que os agentes melhorassem a auto-estima. Hoje eles são atuantes, participam na sociedade se sentem mais confiantes e felizes, disse o prefeito.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco informou que durante todo o ano de 2007 os agentes da Guarda Sênior cumpriram com suas responsabilidade.

- O programa tem como objetivo mostrar que as pessoas acima de 60 anos podem participar e têm muito a oferecer em conhecimentos e alegria, basta darmos a oportunidade. Durante todo o primeiro ano de funcionamento da Guarda Sênior, os agentes superaram a expectativa. Mostraram responsabilidade, vontade, respeito e por onde passaram fizeram amigos. Na terça-feira faremos uma noite de gala para os agentes, para que se sintam valorizados e amados. É bom lembrar que a população está envelhecendo mais. Temos que tratar com dignidade as pessoas da terceira idade, avaliou Antônio Franco.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, explica que uma vez por mês os agentes participam de uma atividade - palestra, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias e olimpíadas.

- Durante todo o ano que passou os agentes participaram de atividades como passeios, festa junina, Coral e bingo. Proporcionamos também tratamento odontológico, curso de Educação Básica, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de Educação Básica e Manhã Saudável, com ginástica. Estamos sempre prontos a escutá-los, a estar com eles em qualquer situação. E o retorno tem sido surpreendente. Eles são responsáveis, atuantes e mostram a vontade de participar, de ajudar, disse Elaine.