A qualificação profissional da comunidade também está presente nas ações da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão. Nesta quinta-feira (30), 45 alunos receberam o diploma do curso de Cuidador de Idosos e estão prontos para começarem a trabalhar. O cuidador de idoso é uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações.
De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, o curso atingiu todos os seus objetivos, com professores especializados em atender a terceira idade.
- Tanto que para a próxima edição, que deverá acontecer no próximo ano, já temos pessoas na fila de espera por vagas. Sentimos nos alunos que a equipe que organizou o curso acertou em cheio - comentou Amélia.
De acordo com ela, o curso foi uma contribuição para que o envelhecimento seja um processo bem-sucedido, e os idosos sejam dignamente assistidos e cuidados. Segundo dados da última pesquisa domiciliar, realizada pelo Macaé Cidadão, em 2003, 48,5% dos idosos têm problemas crônicos de saúde e 5,2% algum tipo de deficiência física ou mental, ou seja, idosos dependentes que necessitam de cuidados especializados.
Na festa de encerramento do curso, estiveram presentes a secretária Executiva dos Direitos do Idoso, Cátia Crespo; o secretário Executivo de Comunicação, Décio Braga; além de representantes da Casa do Idoso e do Recanto dos Idosos. O próximo curso do Macaé Cidadão será o de Cuidador de Crianças. As inscrições serão abertas até o final do mês.