logo

Programa Macaé Cidadão promove curso de Cuidador de Crianças

26/09/2007 09:17:01 - Jornalista: Catarina Brust

A Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão promove no mês de outubro, mais um curso para atender a demanda de qualificação profissional apontada pela “Pesquisa Domiciliar – Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense”. Dessa vez, a coordenadoria vai realizar curso de qualificação direcionado ao Cuidador de Crianças, para pessoas que trabalham com crianças no ambiente domiciliar e/ou institucional.

As mães cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e os pais que participam ativamente da criação de seus filhos têm uma ótima oportunidade para aprender a lidar com as crianças. A grade de professores inclui psicólogas, nutricionistas, pediatras, entre outros. O curso está previsto para começar no dia 8 com aulas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h, na Escola Maria Isabel Damasceno. A duração é de dois meses e meio. A única exigência é que os participantes do curso tenham o ensino fundamental completo.

O pontapé inicial para a realização do curso foi a pesquisa domiciliar promovida pela coordenadoria, que apontou a necessidade de capacitação de mulheres no mercado de trabalho. O Programa Macaé Cidadão convidou também as secretaria Executiva de Trabalho e Renda, integrantes de creches municipais, entre outros órgãos, para participar do evento.

- Além de promover a qualificação profissional, o curso motiva os participantes a buscar novas perspectivas para o mercado de trabalho. Outra finalidade é fornecer subsídios para a construção de um ambiente familiar com melhor qualidade de vida, permitindo o conhecimento do universo infantil através dos temas desenvolvidos e da troca de experiências – observou Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão, que fará a aula inaugural do curso.

O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, com temas que enfatizam não só os conhecimentos necessários para o bom desempenho das atividades profissionais competentes ao cuidador, como também a assimilação de atitudes a qualquer profissional comprometido com o trabalho.

- O curso terá cerca de 54 horas de duração e participação de pessoas ligadas ao assunto, como a psicopedagoga Alda Canabarro que falará sobre educação inclusiva; a pediatra do Cemaia, Marta Moretti, que abordará o tema da prevenção de acidentes e primeiros socorros e teremos também a participação da nutricionista Regina Cerbino - destacou Elma Bichara, coordenadora de Projetos de Cidadania do Macaé Cidadão.