logo

Programa Macaé Primeiro Emprego é destaque em Brasília

23/03/2007 15:30:31 - Jornalista: Equipe Secom

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, esteve em Brasília em busca de benefícios para o município de Macaé. Durante a visita, ele realizou palestra sobre a experiência do Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE – Projeto Juventude Cidadã, no Seminário Nacional de Ações de Inserção no Mundo do Trabalho, realizado no Hotel Nacional.

O Seminário foi promovido pela Organização Internacional do Trabalho – OIT e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que convidou o secretário Cláudio Bogado para palestrar sobre a experiência de sucesso da inserção no mundo do trabalho. Após a apresentação do PMPE / Projeto Juventude Cidadã pelo secretário aos municípios conveniados, o Ministério do Trabalho e Emprego indicou o PMPE de Macaé como referência para a Organização Internacional do Trabalho, que enviará representantes ao município buscando subsídios para a publicação nacional sobre o trabalho de qualificação profissional.

Durante a palestra, Bogado mostrou que o valor social do convênio firmado entre MTE e prefeitura de Macaé para qualificação de três mil jovens vai além da inserção no mercado de trabalho, passa pela transformação pessoal, educação continuada, comprometimento com a escola, refletindo nas relações familiar e comunitária. “A união de forças dos governos federal e municipal, das empresas públicas e privadas e da sociedade organizada, tem sido fundamental para o sucesso deste projeto” ressaltou o secretário.

Escola do Trabalhador

Durante a visita a Brasília, Bogado esteve no Ministério da Educação e Cultura – MEC, buscando informações sobre o recurso destinado pela emenda no orçamento de 2007 à Escola do Trabalhador, solicitada por ele ao então senador Saturnino Braga. Na audiência com o senador Francisco Dornelles, o secretário reforçou o pedido de recursos no Plano Pluri Anual - PPA para intensificar a implementação da Escola do Trabalhador e outros projetos desenvolvidos em Macaé, e que já protocolados junto ao gabinete do senador.

Durante encontro com o secretário nacional de Educação Profissional do Ministério da Educação e Cultura, Eliezer Pacheco, foram identificadas formas de participação do MEC no município de Macaé. O principal assunto da pauta foi a captação de recursos para a Escola do Trabalhador.

O primeiro encontro entre os secretários aconteceu em novembro na primeira Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, quando Claudio Bogado entregou uma cópia do Projeto da Escola do Trabalhador ao secretário Pacheco.

Elieser Pacheco apontou o Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP como uma forte possibilidade de parceria. O secretário Eliezer se dispôs a avaliar proposta de Macaé para concorrer aos recursos que serão disponibilizados.

O secretário Bogado também se reuniu com o senador Francisco Dornelles, onde mais uma vez a Escola do Trabalhador foi pauta do encontro. Bogado falou sobre o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp, Programa Sem Fronteiras e Programa de Geração de Renda a partir do artesanato. Ficou confirmada a emenda ao orçamento de 2007 do então senador Saturnino Braga de R$ 400 mil para a Escola do Trabalhador solicitada pelo secretário Cláudio em novembro de 2006