O programa Mais Educação retomou suas atividades em seis unidades municipais de ensino. A novidade é que, a partir do segundo semestre letivo, as atividades serão ampliadas para sete novas escolas da rede municipal.
O objetivo da programação coordenada pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é executar atividades diversificadas no contraturno e induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas que contam o programa são: Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Ancyra Gonçalves Pimentel, Elza Ibrahim, Eraldo Mussi e Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro. Já as unidades que vão contar com o “Mais Educação”, a partir do mês de agosto, são: Dr Claúdio Moacyr de Azevedo, Carolina Curvello Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Leonel de Moura Brizola e Aterrado do Imburo.
Outra unidade que será contemplada neste ano letivo é o Colégio Municipal Botafogo. Para a diretora da escola, Luiziana Simões de Almeida, o programa vai reforçar o compromisso da unidade em levar cidadania e mais qualidade ao ensino.
- Nossa escola está preparada para receber o programa. Temos espaço adequado para reforçarmos algumas das nossas ações, através do “Mais Educação”. Cerca de 300 estudantes devem participar de atividades como judô, karatê, ballet, teatro e oficinas voltadas para artes, comunicação e expressão. Todos os alunos e profissionais estão muito ansiosos, conta.
Para a execução do programa são desenvolvidas atividades como reforço escolar de Letras ou Matemática, recreação como aulas de futsal, voleibol, futebol e xadrez, além de criação de hortas comunitárias. O “Mais Educação” está fortalecendo e melhorando o ambiente escolar. As ações executadas asseguram integração, compromisso e revelação de talentos através de jogos, música, raciocínio lógico e dança.
O programa está alcançando resultados positivos. “Com o “Mais Educação” a unidade também trabalha com os alunos de forma integral, ficando até, no máximo, sete horas por dia na unidade escolar”, destaca o secretário de Educação , Guto Garcia.
O Programa Mais Educação é desenvolvido através de atividades optativas, que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio.