Cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino participam das ações do Programa Mais Educação. A programação, coordenada pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, promove atividades diversificadas no contraturno. No próximo semestre, o programa será ampliado para as escolas municipais Oscar Cordeiro, Eraldo Mussi e Maria Letícia Santos Carvalho.
Em Macaé, o “Mais Educação” é desenvolvido nas unidades municipais Engenho da Praia, Ancyra Pimentel, Pedro Adami e Professora Elza Ibraim com acompanhamento pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de oficinas multidisciplinares direcionadas ao meio ambiente, lazer, direitos humanos, cultura e artes como teatro, dança e informática. Na área esportiva se destacam xadrez, ginástica rítmica, capoeira e futsal.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, o programa está alcançando as expectativas. “Com o “Mais Educação” a secretaria trabalha com os alunos de forma integral, ficando até, no máximo, sete horas por dia na unidade escolar”, destaca.
Tânia Granico, coordenadora do programa no Colégio Municipal Engenho da Praia, explica entusiasmada que as ações executadas asseguram integração, compromisso e revelação de talentos em atividades como jogos, música, raciocínio lógico e dança. Como exemplo ela cita a apresentação “Pajelança” que destaca um ritual indígena com os alunos caracterizados, usando cerâmicas produzidas durante as aulas.