logo

Programa Municipal de Residência Médica recebe nova turma

09/03/2022 15:32:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira na Cidade Universitária

Os integrantes da nova turma do Programa Municipal de Residência Médica, da Secretaria de Saúde, participaram, nesta quarta-feira (9), da cerimônia de abertura, no auditório da Cidade Universitária. São 17 residentes entre as especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. Os estudantes participaram do processo seletivo em janeiro deste ano e irão exercer suas atividades práticas no Hospital Público de Macaé (HPM), Hospital São João Batista, Centro de Especialidades Dona Alba e Estratégias Saúde da Família (ESF).

O secretário de Saúde, Alexandre Azevedo da Cruz, que representou o prefeito Welberth Rezende, destacou a importância do programa para melhoria da assistência em Macaé. “A participação de vocês na rede municipal de saúde é fundamental para o município. Nesse momento difícil, que ainda estamos enfrentando, o apoio dos médicos residentes se transforma em resultados positivos para a população. Além disso, a parceria com a UFRJ e os profissionais de saúde é muito importante para todo o sistema”, frisou o secretário.

Para o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, o Programa Municipal de Residência Médica representa uma evolução na saúde de Macaé. “Implantado no município desde 2014, o objetivo é melhorar a qualidade da assistência à saúde”, disse Luiz.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Luciara Leirós Santos Lima Vasconcelos, afirmou que o programa já formou 94 médicos residentes em oito anos. “A residência médica é uma pós-graduação de excelência, com coordenadores e preceptores em cada área, sendo avaliado constantemente pela Comissão Nacional de Residência Médica. Temos ainda vários obstáculos, mas estamos no caminho certo, com cada vez mais eficiência”, frisou Luciara.

A estudante Paula Oliveira Bousquet, que escolheu a área de Pediatria para se especializar, falou sobre os desafios que irá enfrentar durante a residência médica. “Espero que na residência consiga aprender com os profissionais excelentes da pediatria do HPM. Sei que não será uma jornada fácil, que enfrentaremos dias difíceis, mas sempre darei o meu melhor. Estou muito feliz de estar em busca do meu sonho”, disse.

A cerimônia contou com a presença do professor Irnark Marcelo Barbosa, decano do Centro Multidisciplinar da UFRJ, das diretoras técnica e clínica do HPM, Maria Cláudia Galiza e Milena Agrizzi Bozi Alexandre, dos coordenadores de especialidades do Programa Municipal de Residência Médica, Ricardo dos Santos Vasconcelos, Rossy Moreira Bastos Júnior e Cristina Pereira Mendes Sant Anna.


Fotos Relacionadas