logo

Programa Nossas Árvores: meta em 2008 é plantar cinco mil mudas

06/02/2008 15:48:48 - Jornalista: Liliane Barboza

Cerca de 100 mudas de árvores já foram plantadas no bairro Mirante da Lagoa, em Macaé, pelo projeto "Cuidando das Nossas Árvores", desenvolvido pela prefeitura. Entre as espécies plantadas estão sibipiruna, ipê, pau-brasil e quarismeira. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, este ano o projeto tem como meta plantar pelo menos cinco mil mudas de árvores dentro do perímetro urbano do município.

- O plantio dessas árvores possibilita a redução de partículas de monóxido de carbono, ruídos, e contribui para a preservação da fauna e da flora, criando, dessa forma, uma paisagem mais contemplativa e uma melhor qualidade de vida para todos, ressaltou Henrique.

A equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente está realizando um trabalho de avaliação nos bairros para verificar quais são as espécies apropriadas para cada local. Além de plantar árvores, o secretário explica que, durante a avaliação, é feito o serviço de poda e corte.

A próxima avaliação será nos bairros Jardim Santo Antônio e Nova Macaé. "Os presidentes das associações de moradores devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente para realizar um cadastro, para que possamos plantar as árvores nas calçadas com a permissão do proprietário da casa, bem como os outros serviços que estaremos disponibilizando durante a ação", informou o secretário.

O coordenador de Arborização e Urbanismo da Secretaria Executiva de Maio Ambiente, Leandro Guedes Marinho, informou que o programa contemplou também o entorno do Forte Marechal Hermes, onde foram plantadas 30 mudas de espécies nativas. Segundo ele, essas espécies são as mais indicadas para realizar esse tipo de plantio, pois as raízes não quebram as calçadas e não sujam as ruas, como acontece com as outras árvores.

- Esse projeto visa também a atender a uma medida compensatória da Lei de Paisagismo e Arborização Urbana nº 3010/2007, aprovada por unanimidade em dezembro pela Câmara Municipal de Macaé. Todas as árvores cortadas devem ser plantadas, esclareceu Emery.