O Programa Nova Vida executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, encerra as inscrições nesta sexta-feira (13). O Programa tem o objetivo de capacitar para o mercado de trabalho os adolescentes que vivem em Macaé através de estágio remunerado.
Desde que abriu inscrições na última segunda-feira (9), o Nova Vida já cadastrou mais de 200 jovens de ambos os sexos, a maioria oriunda de famílias em risco social. A meta é inscrever jovens de 14 a 17 anos e onze meses, visando à sua integração em atividades de estágio educativo, conforme a Lei 2.606/05.
- Precisamos completar o número de beneficiários e dar oportunidade aos jovens das regiões urbanas e serrana de nossa cidade que precisam ser incentivados a uma profissionalização. O programa visa sua integração em atividades laborativas e educativas, por um período de quatro anos, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento, conforme reza o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Durante o tempo em que permanece no programa o adolescente recebe meio salário mínimo através de bolsa estágio – acentuou Bastos.
Ela explicou que, além do número de inscritos, 80 adolescentes que estão estagiando atualmente, são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e outros órgãos municipais.
Para se inscrever o adolescente, juntamente com o seu responsável, deverá se dirigir até a sede do Programa Nova Vida, situado na Rua Alfredo Backer, 560, no Centro, munido dos seus documentos.