Os interessados em participar do processo seletivo simplificado do Programa Nova Vida, da Secretaria de Desenvolvimento Social, deverão fazer a inscrição de 10 a 21 de fevereiro, de 9h às 17h, em um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na sede do programa Bolsa Família ou no Espaço Social do Lagomar. Podem concorrer a uma vaga adolescentes de 14 a 17 anos. Trinta por cento das vagas do cadastro de reserva serão destinadas a candidatos com deficiência. O resultado final será divulgado em 5 de abril.
Para efetuar a inscrição, o responsável legal pelo candidato terá que apresentar o número do NIS - CadÚnico. O jovem deverá pertencer a uma família cuja renda, comprovadamente, não ultrapasse a três salários mínimos mensais e estar matriculado na Rede Municipal ou Estadual de Ensino e residir no município de Macaé.
A duração máxima do Trabalho Educativo é de três anos e 11 meses e as atividades serão desenvolvidas durante quatro horas diárias e 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, no horário que não prejudique a frequência escolar. O contemplado pelo programa receberá uma remuneração de meio salário mínimo.
A seleção será realizada em três etapas: inscrição e entrega de documentos, prova objetiva (Português - Matemática - História de Macaé - Noções da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Macaé), e entrevista para os aprovados na 2ª etapa pela equipe técnica do Cras.
Documentos
Os documentos necessários para inscrição são: três fotografias 3X4, Xerox da certidão de nascimento, certidão da Guarda Definitiva (casa tenha), Xerox da carteira de identidade (adolescente), Xerox do CPF (adolescente), declaração escolar (atualizada), boletim escolar (notas e frequências), Xerox do CPF e RG (pai ou mãe), Xerox do comprovante de residência, e Xerox do comprovante de renda (pais ou responsáveis).
Provas
A prova terá 20 questões e será aplicada nos seguintes horários: das 10h às 12h, e das 14h às 16h. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 60 minutos com Carteira de Identidade e caneta azul ou preta. Não será permitido no local de prova o candidato com celular ou outro equipamento eletrônico ou digital.
Recurso
O recurso deverá ser feito por escrito, no dia seguinte da publicação do resultado da 2ª etapa (prova), na Secretaria de Desenvolvimento Social, com os dados pessoais completos do adolescente, e os esclarecimentos solicitados. A falta de manifestação no prazo estipulado significará prescrição do direito de recorrer.
Locais para Inscrição:
Cras Aeroporto - Rua Tenente Francisco Pires, s/n, bairro Parque Aeroporto (Próximo á Pestalozzi). Tel.: (22) 2793-0379. Abrangência: Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Engenho da Praia, Vila Badejo, São José do Barreto e Parque Aeroporto.
Cras Aroeira - Rua Luiz Alves Lima e Silva, s/n, bairro Aroeira (Próximo à Escola Parque). Tel.: (22) 2772-1806. Abrangência: Nova Macaé- Morro de Santana, Morro de São Jorge, Horto, Jardim Santo Antônio e Aroeira.
Cras Botafogo - Rua Antônio Bichara Filho, s/n, bairro Botafogo (Próximo à Escola Municipal Botafogo). Tel.: (22) 2759-0854. Abrangência: Novo Botafogo, Malvinas, Ilha Leocádia, Virgem Santa e Botafogo.
Cras Nova Esperança - Rua Sergipe, lote 9, esquina com a Rua Paulo Afonso, Nova Esperança. Tel.: (22) 2759-8862. Abrangência: Nova Esperança e Piracema.
Cras Serra - Avenida Miguel Peixoto Guimarães (conhecida como Avenida Principal), número 703, Córrego do Ouro. Tel.: (22) 2762-7807. Abrangência: Bicuda Grande e Pequena, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.
Cras Visconde de Araújo - Visconde de Araújo, Praça do Criam (CRIAD) s/n Novo Visconde.
Espaço Social do Lagomar - Avenida W 5, lote 292, esquina com Rua W 22, Lagomar.
Cronograma:
Inscrições – de 10 a 21 de fevereiro
Provas (FAFIMA) - 08 de março
Divulgação 1ª fase (prova) - 14 de março
Recurso (SEMDS) - 17 de março
Divulgação do resultado (site PMM) - 18 de março
Entrevistas nos CRAS - 19 a 31 de março