Sabendo que a alimentação equilibrada é um dos fatores condicionantes para a boa saúde da população, a secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa Saúde da Família (PSF), lançou nesta quinta-feira o projeto Cozinha Experimental. O projeto está sendo coordenado pela equipe de nutrição.
O projeto foi lançado na unidade da Praia Campista e tem como objetivo a reeducação alimentar e o aproveitamento total de alimentos como folhas e talos. A nutricionista Carine Lima lembrou que o projeto será difundido em todos os postos.
Ela ressalta que o preparo dos alimentos junto com os usuários facilita a adesão ao projeto. “A partir daí, eles começam a desenvolver um hábito alimentar saudável e equilibrado e desta forma estarão se prevenindo e/ou controlando várias doenças como hipertensão, diabetes, obesidade entre outras”, disse.
O cardápio do dia desenvolvido pelas nutricionistas Carina, Paloma Palomo e Vanessa Coutinho foi o hambúrguer de cenoura e suco de couve, que agradou principalmente a garotada. Ingridi Raquel Soares, sete anos, disse que se não participasse da cozinha comeria o sanduíche achando que fosse o tradicional. “Adorei, vou levar a receita para as mães das minhas amigas. Aposto que elas irão adorar”, disse
O secretário de Saúde, Fernando Diogo e a coordenadora do PSF, Ana Cristina Machado ressaltaram que a iniciativa faz parte da política de governo em promover ações voltadas a prevenção das doenças e melhoria da qualidade dos serviços prestados a população.
A enfermeira do PSF Praia Campista, Cláudia Becker lembra que o programa possui atualmente 28 unidades distribuídas pela zona rural e urbana do município.