O Programa Saúde Família (PSF) da secretaria especial de Saúde (Semusa) da prefeitura de Macaé realizou nesta quarta-feira, 18, festa julina com os participantes do projeto. O objetivo principal deste evento é melhorar a qualidade de vida e a alimentação das crianças envolvidas, fazendo assim a aproximação delas e das mães com o PSF. Segundo a gerente e enfermeira do PSF, Márcia Góes, a festa é realizada também para ensinar as mães como utilizar a multimistura nos alimentos.
– Contamos com uma equipe multidisciplinar, com médica, equipe de saúde mental, psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga. Realizamos puericultura e avaliação do desenvolvimento das crianças. Na festa de hoje, a equipe da saúde mental realiza oficina de pintura e através do desenho vemos como a criança é. Na festa de hoje, o Grupo de Teatro e Saúde (Grutes) realizou esquete sobre aleitamento materno, para alertar as mães sobre a importância de alimentar seu filho – explica Márcia.
Estas crianças, que estão abaixo do peso, têm seu desenvolvimento acompanhado pela equipe do PSF, através da medição da altura e do peso. Além da multimistura, é distribuída uma farinha que abre o apetite, um óleo para complementar a necessidade de gorduras, pelo fato de muitas das crianças não comerem carne.
Durante o evento, além da pintura, houve a distribuição de cachorro quente, canjica e caldo verde com a multimistura; doces relativos à festa e pescaria para as crianças. “Algumas mães não sabem utilizar a multimistura e a criança volta para o posto com o mesmo peso. Por isso aproveitamos uma época festiva como essa para ensinar as mães a ajudar seus filhos com a alimentação”, completa a gerente do PSF.