Programa Saúde na Escola atende turmas de Educação de Jovens e Adultos

05/06/2013 13:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Após beneficiar crianças e adolescentes, atividades de saúde na escola serão promovidas nas turmas de jovens e adultos

Dando continuidade à Semana de Mobilização Saúde na Escola, a equipe que atua no Programa Saúde na Escola (PSE) reiniciou as atividades no Colégio Municipal Joffre Frossard, no turno da noite. A intenção é envolver as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação, iniciada nesta terça-feira (4), segue até a próxima quinta-feira (6) a partir das 18h30min.

As atividades já foram ministradas junto aos estudantes das turmas

do primeiro ao quinto ano nas unidades Joffre Frossard, no bairro Botafogo; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge; Tarcisio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande e Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar.

Durante os três dias, cerca de 60 estudantes da EJA do Colégio Municipal Joffre Frossard recebem ações como avaliação para índice de massa corporal e teste de acuidade visual, ministradas pelos integrantes do Estratégia Saúde Família (ESF) e secretaria de Educação. A finalidade é que todos os alunos que apresentarem alteração visual sejam encaminhados pelo ESF para o serviço especializado de oftalmologia da Prefeitura de Macaé.

O cronograma de atividades também contará com a oficina “Educação para o consumo”, que destaca assuntos como hábitos alimentares, cuidados com a ingestão excessiva de produtos industrializados e os efeitos. Além disso, haverá palestra sobre “Sexualidade”, que será proferido pelos representantes da secretaria de Educação e do Movimento Diversidade Social (MDS).

As ações também serão ministradas junto aos alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa. O trabalho é integrado com a Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que vai tratar assuntos como “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”.

O PSE visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede básica de saúde. O Governo Municipal considera o Programa Saúde na Escola uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania.