Foto: Arte
Escola Marlene Diniz Caldas recebe Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) vai retomar as atividades na rede municipal. A Escola Municipal de Educação Infantil Marlene Diniz Caldas (Piracema) vai receber na terça-feira (9) e quarta-feira (10), a partir das 8h, a iniciativa do Governo Federal em ação conjunta com estados e municípios. A programação que vai receber estudantes da unidade seguirá os protocolos sanitários de distanciamento social. Os responsáveis e familiares dos alunos serão devidamente informados da iniciativa como forma de evitar aglomeração.
O atendimento contará com medição de peso e altura, avaliação odontológica e verificação do cartão vacinal. Diante da triagem, os resultados poderão evidenciar a necessidade de encaminhamento específico à rede pública de saúde. A previsão é atender 7.676 alunos (conforme censo escolar de 2020) de 20 escolas municipais pactuadas no programa. O PSE conta com trabalho integrado da Coordenadoria da Área Técnica e Alimentação e Nutrição (Catan), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Secretarias de Saúde e Educação.
Seguindo os protocolos de saúde e educação, as escolas municipais vão receber conforme calendário específico, ações de prevenção ao Covid 19, combate às doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; avaliação da saúde bucal e vacinal, promoção da saúde ocular e identificação dos estudantes com possíveis sinais de alteração, prevenção das violências e dos acidentes, promoção das práticas corporais, além de prevenção ao álcool, tabaco e crack e promoção da cultura de paz.
De acordo com a Secretária de Educação, Eliane Araújo, o PSE será realizado primando pela segurança da saúde dos alunos e profissionais envolvidos. "O objetivo é que esses estudantes participantes tenham maior qualidade de vida e, principalmente, que possam criar hábitos mais saudáveis para toda a vida, prevenindo doenças crônicas. " O programa Saúde na Escola tem o foco para prevenção e promoção da saúde", ressalta.
As vinte escolas municipais pactuadas no programa são; Aterrado do Imburo, Córrego do Ouro, José Bruno de Azevedo, , Eraldo Mussi Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, Professora Iracy Pinheiro Marques, Gesia de Oliveira, Marlene Diniz Caldas, Caetano Dias, Eraldo Mussi, Eléa Tatagiba de Azevedo, Amil Tanos, Polivalente Anísio Teixeira, Coquinho, Ciep Municipalizado Maringá, Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Aroeira, Joffre Frossard, Elza Ibrahim e Ivete Santana Drumond de Aguiar. Na Educação, o PSE será coordenado por Marcelo Machado e Thereza Huguet. De acordo com a Superintendente de Educação Integrada, Leandra Lopes a proposta é " levar orientação e promoção integral da saúde do estudante para contribuir com o processo ensino-aprendizagem".
Programa - O "Saúde na Escola" foi instituído em 2007 pelo Governo Federal com a finalidade de levar às escolas públicas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, de forma a enfrentar vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.