Programa Saúde na Escola segue com atividades no Colégio Municipal Balneário Lagomar

21/06/2013 18:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Depois de beneficiar crianças da rede de ensino, ‘Saúde na Escola’ continua no Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Integração e articulação permanente das áreas de Educação e Saúde na rede municipal de ensino. Esta é uma das finalidades do Programa Saúde na Escola (PSE), que segue no atendimento às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Municipal Balneário Lagomar, situado no Lagomar.

A ação, que faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola, segue até quinta-feira (27), sempre a partir das 18h30min. O trabalho conta com apoio da equipe do Estratégia Saúde Família (ESF). O PSE também tem a intenção de contribuir para a formação integral dos alunos, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao pleno desenvolvimento de crianças e jovens. Para a realização das atividades, o comprometimento e o diálogo entre a comunidade escolar e equipes participantes são consideradas essenciais.

O Programa Saúde na Escola visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede básica de saúde. O governo municipal pontua o PSE como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania em prol da melhoria da qualidade do ensino.

No decorrer da ação do PSE, no Colégio Municipal Lagomar, os alunos contam com atividades como palestra sobre “Sexualidade”, ministrada pelos representantes da Secretaria de Educação. O trabalho também conta com apoio da Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que vai abordar assuntos como “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”.

Outra atividade que faz parte da semana é a oficina “Educação para o consumo”, que destaca assuntos como hábitos alimentares, cuidados com a ingestão excessiva de produtos industrializados e os efeitos.

Na lista de atividades também estão avaliação para índice de massa corporal e teste de acuidade visual, ministrados pelos integrantes do Programa Estratégia Saúde Família e secretaria de Educação. A proposta é que todos os alunos que apresentarem alteração visual sejam encaminhados pelo ESF para o serviço especializado de oftalmologia da Prefeitura de Macaé.

As atividades do programa já foram realizadas junto aos alunos do primeiro ao quinto anos nas unidades Joffre Frossard, no bairro Botafogo e Teotônio Ferreira de Luna, na Virgem Santa, que também contou com a participação dos estudantes da EJA. As ações do PSE também foram ministradas nas seguintes unidades: Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge e Tarcísio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande.