Foto: Erica Ferreira
Saúde bucal é uma das ações realizadas pelo programa
Com a finalidade de desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes, o Programa Saúde na Escola (PSE) continua visitando escolas da rede municipal. Uma das novidades é que dois trabalhos da Coordenação de Saúde na Escola foram selecionados para apresentação na IV Mostra Nacional de Atenção Básica e Saúde da Família.
O evento será realizado entre os dias 12 a 15 de março, em Brasília, e reunirá experiências de trabalhos de todos os estados. Um das ações escolhidas é o trabalho quanto à importância da educação para o consumo consciente dos alimentos e de produtos saudáveis. Já outra atividade do PSE, realizada na rede municipal de ensino, que também será abordada na conferência, será a inserção do tema saúde nas escolas, que mostra a trajetória da coordenação do programa em Macaé, desde sua criação e a adesão do município junto ao Governo Federal.
O Programa Na Saúde na Escola (PSE) visa a promoção de ações como medição de peso e altura, acuidade visual e auditiva, além de verificação da situação vacinal dos alunos. No PSE também são realizadas atividades como saúde bucal, promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável.
Também são executadas oficinas e palestras de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE); direito sexual e reprodutivo; prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
Para realização das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes Estratégia Saúde Família (ESF), Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), subsecretaria de Odontologia, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e equipes da Saúde na Escola e Nutrição da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte.
Visita à escola
A “Prevenção e Promoção à Saúde Bucal”, que faz parte do Programa Saúde na Escola, conta com atividades educativas como apresentação de DVD e palestras, que destacam a importância da higiene bucal. A intenção é enfatizar os cuidados quanto aos dentes como utilização da escova de dente e fio dental.
A Escola Municipal São Sebastião dos Quarenta, situada na área do Assentamento Celso Daniel, foi uma das atendidas da semana pelo PSE. A unidade, que conta com 120 estudantes, recebeu uma ação integrada das secretarias de Educação e de Saúde, por meio da Subsecretaria de Odontologia.
Com atividades diversificadas, o projeto está contribuindo para mudança de comportamento dos alunos e oferecendo o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos estudantes. Ministrado pela dentista responsável, Keila Poubel Gentil, a ação conta com a equipe de Saúde Coletiva da subsecretaria de Odontologia.
Na oportunidade, a dentista destacou na palestra educativa temas como cuidados com os dentes e higiene bucal. O trabalho também contou com ação preventiva, que consistiu na escovação com creme dental supervisionada e aplicação de flúor, além de entrega escovas e de fio dental.
- A palestra é de acordo com a realidade dos alunos. Percebemos que o resultado é positivo, mas o trabalho é árduo. O trabalho é direcionado aos estudantes e professores, que também ficam informados quanto a situações de quedas de alunos, que afetam os dentes. A conscientização é essencial, pois os estudantes são multiplicadores de informações diante dos familiares e da comunidade em que vivem -, ressaltou a dentista Keila Poubel.
A diretora Eunicéa Pinto de Aguiar Moura disse que a programação vai marcar o ano letivo dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Esta ação será muito importante para conscientização dos alunos. Sabemos que esta atividade também vai contribuir diante da atuação dos professores na sala de aula, pois este tema que trata de saúde, que abrange odontologia, nutrição e cuidados com a higiene devem ser sempre abordado pelos profissionais de ensino. Este é mais um complemento do currículo integrador -, afirmou.
Além da prevenção quanto à saúde bucal, os alunos do Colégio Municipal São Sebastião dos Quarenta tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre a temática “Educação para consumo com ênfase na propaganda de alimentos”.
Na ocasião, foi ministrada a palestra sobre “Segurança Alimentar”, que enfoca os cuidados com o consumo de alimentos industrializados em excesso em virtude de propagandas, além de prevenção à obesidade, diabetes e doenças intercorrentes de hábitos alimentares inadequados. A atividade é realizada pela nutricionista Regina Celi Ferreira e pela técnica Maria Mercês Brandão.
A professora da turma de 4º ano que leciona na unidade, Joice Maciel, pontuou que o projeto é muito proveitoso. “Além da conscientização quanto à alimentação e saúde dos dentes, os alunos ficam se cobrando quanto às ações que devem ser adotadas para ter uma vida saudável. A troca de informações obtidas no PSE é de suma importância para o trabalho dos educadores”, contou.
Para o coordenador geral do PSE, Ricardo Mourão, as ações do programa seguirão nas 23 unidades contempladas na área central e Serra. Segundo ele, a intenção é atender a demanda em prol da prevenção à saúde.
Mourão lembrou, ainda, que o próximo passo será a realização de um encontro especial no Colégio Municipal Engenho da Praia. A programação vai acontecer na terça-feira (25) e quarta-feira (26) em horários que ainda serão definidos.
O evento será uma ação conjunta da secretaria de Educação, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e do Movimento da Diversidade Social (MDS) e vai abranger o assunto “Cuidado com doenças sexualmente transmissíveis, principalmente no período do carnaval”.