Foto: Moisés Bruno
Futuros nutricionistas e enfermeiros estiveram na sede da escola nesta quarta-feira (25)
Estudantes da Escola Parque Professora Maria Ribeiro Benjamin vão receber, a partir do dia 9 de outubro, ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades serão desenvolvidas pela coordenação do PSE em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cerca de 60 alunos dos cursos de Nutrição e Enfermagem vão atuar junto às atividades de medição de peso e altura, acuidade visual e medição antropométrica. A unidade municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin é situada na Aroeira e conta com 440 alunos do 1º ao 5º anos.
Para melhor entender o PSE, 30 estudantes que serão futuros nutricionistas e enfermeiros estiveram na tarde desta quarta-feira (25) na sede da escola. Eles conheceram as dependências da unidade e participaram de um tarde de integração, que foi ministrada pela responsável da área de Enfermagem da disciplina Saúde da Comunidade e pela coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE).
Na oportunidade o coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Ricardo Mourão, assinalou as estratégias e ações desenvolvidas pelo programa, que atende 23 unidades municipais beneficiando assim 10.500 estudantes. “Estamos satisfeitos com o PSE, que visa ações como peso, altura, acuidade visual, auditiva além de verificação da situação vacinal dos alunos”, finalizou Mourão.
O encontro também contou com a presença da responsável pela área de Enfermagem da disciplina de Saúde na Comunidade, Glaucimara Riguete. Ela assinalou que o trabalho dos alunos será realizado até o mês de dezembro, às segundas e quartas-feiras no turno da tarde. Animado, o aluno da UFRJ Estevão Alcantâra afirmou que está encantado com o programa e estrutura da escola. “Esta programação está de parabéns. Estou feliz em poder contribuir com o ensino e saúde destes alunos”, conta.
Seminário - Para reforçar as articulações voltadas para o PSE haverá nesta quinta-feira (26) o Seminário de Lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE). A programação oficial vai acontecer das 8h às 15h, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária. O objetivo do seminário é melhor integrar as equipes que fazem parte do programa. São elas as secretarias de Saúde, por meio da Unidade Estratégia Saúde Família (ESF); Educação, com a coordenação do programa que é vinculada à subsecretaria de Educação na Saúde; Cultura e Esportes.