logo

Programa Sem Fronteiras promove dinâmica com jovens

03/04/2008 17:46:46 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Estabelecendo metas de convívio, contato em grupo e fortalecimento da coletividade, os jovens do Programa Sem Fronteiras participaram, nesta quinta-feira (3), de um encontro com o tema Integração de Grupo na secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre). O encontro teve o objetivo de promover um ambiente propício ao exercício da construção e princípios da convivência interna, garantindo a valorização e o respeito à diversidades. Cerca de cinqüenta jovens realizaram a dinâmica.

Na dinâmica, os jovens escreveram suas características marcantes em forma de anúncio em uma folha branca para que seus colegas depois pudessem identificar. Em seguida, o grupo escolhia papéis misturados e logo liam em voz alta para que todos pudessem adivinhar de quem seria o papel com as características.

Além da dinâmica, os jovens assistiram a um vídeo chamado “Janela de Johari” que ilustra causas da falta de eficiência nos problemas enfrentados pelas pessoas no processo de comunicação, realizaram atividades em grupo e, logo após, apresentaram os trabalhos.

Segundo a coordenadora do Sem Fronteiras, Euzinéia Santuchi, a integração dos jovens é de muita importância para o crescimento do projeto.”Os jovens devem compreender as etapas de integração, formação de vínculo, regras e posturas participativas. Queremos cada vez mais fortalecer e incentivar a participação deles no Programa Sem Fronteiras”, conclui.


Sem Fronteiras

O Programa Sem Fronteiras é desenvolvido pela Semtre e tem como meta a inserção de jovens de 16 a 24 anos, residentes em Macaé, identificados em situação de risco, no mundo do trabalho. O projeto é desenvolvido em três fases: formação em ética e cidadania, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todas as fases são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.