logo

Programação cultural celebra Dia das Crianças no Parque do São Marcos

13/10/2025 10:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Apresentações do Polo de Cultura da Fronteira, show da Tia Dani e o espetáculo “A Gata Borralheira” marcaram a festa de inauguração

A programação cultural em comemoração ao Dia das Crianças, neste domingo (12), levou alegria e arte ao público presente na inauguração do Parque do São Marcos. O novo espaço de lazer, entregue pela Prefeitura de Macaé, recebeu uma série de apresentações da Secretaria Municipal de Cultura que encantaram famílias e crianças, celebrando a data com muita música, dança e teatro.


O evento contou com apresentações do Polo de Cultura da Fronteira, com capoeira, ballet e dança de rua, o espetáculo Fantastiquê, além de apresentações da Escola Ellus e o aguardado show musical da Tia Dani, que animou o público infantil com canções consagradas.

No repertório, Tia Dani interpretou sucessos como A E I O U (Grupo Triii), História de uma Gata (Os Saltimbancos), Tchibum e Ciranda dos Bichos (Palavra Cantada), além de clássicos do Mundo Bita, como Fazendinha, e o tradicional Parabéns pra Você.

A secretária de Cultura, Waleska Freire, destacou a importância da programação e do incentivo à produção da cultura local.


“É um prazer receber esta nova apresentação de Dani Souza, com o projeto Tia Dani, uma figura emblemática da música popular brasileira em Macaé, que agora traz um repertório infantil encantador. Esse tipo de iniciativa valoriza os artistas da cidade e aproxima a cultura das famílias”, ressaltou.



Waleska também anunciou que a programação cultural segue durante a semana, com a exposição de artistas mirins na Galeria Hindemburgo Olive, que será aberta na terça-feira (14).


“Convidamos jovens artistas, escritores, pintores e criadores de diversas áreas a participarem gratuitamente da mostra”, completou.



O encerramento da programação foi marcado pela apresentação teatral de “A Gata Borralheira”, com direção de Aldebaran Bastos, que emocionou o público com uma releitura brasileira do clássico infantil. Ambientada em uma cidade fictícia do interior do país, a história acompanha Dulcineia, uma jovem em busca de liberdade e felicidade em meio a opressões e encantamentos.

Com figurinos criativos assinados por Ely Peron Frongilo, cenografia de Everton Melo e sonoplastia de Rhyann Henriques, o espetáculo conquistou o público pela mistura de humor, emoção e beleza visual, reafirmando a importância do teatro na formação cultural das novas gerações.

A moradora do bairro São Marcos, Carla Menezes, acompanhou o espetáculo ao lado dos filhos e destacou a emoção de ver um evento desse porte na nova praça.


“Foi um momento inesquecível. Meus filhos ficaram encantados com o espetáculo A Gata Borralheira. Os figurinos, as músicas, tudo muito bem feito. É muito bom ver a Prefeitura trazendo cultura e diversão para as famílias, especialmente aqui no nosso bairro. Foi um presente para as crianças e para nós, pais também”, contou Carla.


Ficha técnica – “A Gata Borralheira”
Direção: Aldebaran Bastos

Elenco: Karen Vitória, Helen de Freitas, Gabrielli Leite, Ísis Nascimento, Clau Lima, Douglas Mareli, Aldebaran Bastos, Luca Porto, Lucas de Andrade

Ator standing: Well Cabral

Figurino: Ely Peron Frongilo

Cenotécnico: Everton Melo

Sonoplastia: Rhyann Henriques

Acessórios e adereços: Cleber Brás

Costura: Drika Ateliê

Produção: Janaína Bastos e Aldebaran Bastos


Fotos Relacionadas