Programação marca o Dia de Combate à Discriminação

20/03/2023 09:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

A ação vai acontecer das 9h às 17h no calçadão da Avenida Rui Barbosa

O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, celebrado na terça-feira (21) será marcado em Macaé por uma programação especial promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A ação vai acontecer das 9h às 17h no calçadão da Avenida Rui Barbosa.

Segundo a Secretária de Igualdade Racial, Zoraia Braz, o objetivo é levar informação e mobilizar a população quanto a temas como racismo, promoção das políticas públicas de igualdade, intolerância e preconceito. Haverá entrega de folders e lançamento da cartilha que apresenta o Estatuto Municipal da Igualdade Racial, previsto na Lei 4.942/2022, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende.

Na ocasião também haverá a divulgação da inauguração do monumento histórico Carukango, no dia 1 de abril, às 10h, na Praça do Museu do Legislativo, no Centro da Cidade. Neste mesmo dia, os novos membros do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (COMPPIR) tomarão posse.

As ações do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial prosseguem na quinta-feira (23), em que as equipes estarão em outros pontos da cidade, como em frente à prefeitura, Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), Nova Holanda, Cidade Universitária, Aroeira e Malvinas, realizando panfletagem.

Já no dia 25, a abordagem sobre o tema e outros assuntos relacionados ao racismo serão destacados no “Prefeitura Presente”, programação que será na quadra do Morro de São Jorge, de 9h às 16h.

Vale lembrar, o preconceito racial pode ser denunciado através do Disque Racismo, (22) 99244-7709, que funciona 24 horas com a finalidade de destacar a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero) e para acolhimento às vítimas. Já a fiscalização do município irá informar às autoridades competentes sempre que a discriminação for punida pelos dispositivos da Lei 7.716/89 (Lei Caó).

A Secretaria Municipal de Políticas de Promoção e Igualdade Racial funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, 1º andar, das 8h às 17h. Os telefones de contato são: (22) 2765-8700 - ramal 248 e o Disque Racismo: (22) 99244-7709. E-mail: seppirmacae@gmail.com.