O objetivo é sensibilizar a população sobre os problemas sociais, econômicos e ambientais
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, realiza nos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira, respectivamente), uma programação para marcar o Dia do Consumo Consciente (15 de outubro). A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente com a finalidade de sensibilizar a população quanto aos problemas socioambientais relacionados ao atual padrão de consumo.
De acordo com especialistas, exercer o consumo consciente é contribuir voluntariamente e solidariamente para a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Segundo eles, essa prática pode fazer parte do dia-a-dia - em casa e no trabalho.
O evento será online, aberto ao público e transmitido pelo canal do YouTube do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comads). Os participantes receberão certificado, uma sacola ecológica reutilizável fabricada com garrafa Pet reciclada, e um Guia Ilustrado de Consumo Responsável de Pescados.
A programação começa no dia 14, às 14h, com o tema: "Webinário: hábitos, responsabilidades e o consumo consciente". Já no dia 15, das 8h às 11h30, será a vez de debater sobre a "Ação de sensibilização e estímulo a hábitos mais sustentáveis na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária", no Beco das Artes, na Praia do Pecado - uma parceria com o Colégio de Aplicação de Macaé (CAp).
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e os alunos do CAp realizarão uma ação de sensibilização e estímulo a hábitos mais sustentáveis. Serão distribuídas sacolas ecológicas reutilizáveis, fabricadas com garrafa Pet reciclada, e será apresentado um aplicativo que estimula práticas sustentáveis no dia a dia. O aplicativo está em desenvolvimento pelos alunos do ensino médio do CAp, no âmbito do programa Hackaton Conecta Macaé.