logo

Programas da Educação são apresentados aos concursados

30/10/2012 16:59:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Professores concursados do primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano de escolaridade) estiveram nesta terça-feira (30), no auditório da sede da Secretaria de Educação, para um encontro com técnicos e gestores da Educação. Os 147 professores, que tomaram posse esta quinzena, foram divididos em três turnos: manhã, tarde e noite. A finalidade das reuniões foi apresentar os programas e as propostas da Educação.

Os professores foram investidos nos cargos na semana anterior e estão atuando nas escolas juntamente com os docentes que haviam sido contratados pela Prefeitura para regerem as turmas até a efetivação dos concursados. Esse período de transição, que se encerra na quarta-feira, 31, segundo os coordenadores, foi um benefício para os alunos, que usufruíram de uma fase de adaptação ao novo professor.

O período de transição possibilitou também que o encontro de professores tivesse público além do esperado, com quase a totalidade de presenças.

- Até mesmo os professores que já tinham matrícula municipal anterior puderam comparecer ao encontro para que tivessem um melhor entendimento das ações da Educação. Os professores concursados são muito bem vindos. Esperamos colaborar com o trabalho deles, apresentando os programas e as diretrizes da Secretaria de Educação, diz a Supervisora, Cristina Bairrinhos.

Após a abertura com contação de história, foram apresentados os programas e as coordenações da Subsecretaria de Ensino Fundamental. Os coordenadores, depois de cada explanação, colocaram suas equipes à disposição para o apoio ao trabalho do docente.

Como, por exemplo, os 58 orientadores educacionais da Rede Municipal de Ensino, que atuam prioritariamente em escolas com mais de 500 alunos ou com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) baixo, além de equipe para atendimento de demandas emergenciais.

- O encontro foi bastante esclarecedor, mas vamos precisar de mais tempo para conhecer todos os projetos, que são ótimos e viáveis. Já trabalhei como contratada e sei que as equipes vão às escolas apoiar os professores, considera a professora Dyula Machado, aprovada no último concurso público.

Os recém-chegados à Rede assistiram às apresentações de técnicos das coordenações: Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa de Leitura, Estatística e Supervisão de Ensino, Programa Correção de Fluxo e Orientação Educacional, além da proposta do Ensino Religioso.

Ainda explanaram os técnicos da Coordenadoria Multiprofissional de Apoio Educacional e a Coordenação de Programas e Projetos de Formação Continuada. A primeira abrange os programas: Apoio Multiprofissional à Aprendizagem, Classe Hospitalar e Atenção Multiprofissional aos Direitos Educacionais.

A segunda inclui os cursos do programa “Formação pela Escola”, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na oportunidade, a equipe divulgou a agenda dos cursos, que é semestralmente distribuída às escolas. Os cursos, que acontecem na modalidade educação à distância, terão início na segunda semana de novembro.

Durante o encontro, foi entregue aos professores uma listagem de habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita para serem trabalhadas de forma contínua e em consonância com todas as disciplinas. Essa listagem segue orientações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).