Programas e equipamentos esportivos incentivam qualidade de vida

12/05/2016 15:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

A dona de casa, Severina Maria, é uma das beneficiadas pelos equipamentos instalados por toda a cidade

Crianças, adolescentes, adultos e idosos aproveitam, em diversos bairros da cidade, os programas e equipamentos públicos esportivos oferecidos pela prefeitura, por meio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte). A ideia é incentivar a prática da atividade física, além do lazer e qualidade de vida. As ações, que são indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, têm, ainda, o objetivo de reduzir os índices de sedentarismo e controle de sobrepeso.

A técnica de enfermagem Mery Almeida, 46 anos, escolheu o Centro de Convivência da Praia dos Cavaleiros. "Após percorrer a orla ou areia, aproveito para fazer exercícios nos equipamentos do espaço. É gostoso vir aqui, pois além da atividade física que melhora nossa qualidade de vida, o contato com a natureza é relaxante. Isso para é muito importante, pois gosto de me sentir bem", frisa.

Com uma população de 234 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o município está em uma linha crescente no número de equipamentos públicos de esporte para cada 10 mil pessoas. Em 2013, os registros são de 2,85. Já em 2014 e 2015, a marca foi de 3,92. No ano passado, foram oferecidas 44 atividades esportivas à população. No mesmo período, a Fesporte realizou 23 eventos esportivos. Nos últimos dois anos, foram criadas 13 novas áreas para a prática de esportes. Em 2016, começaram as aulas de Ballet e Jazz, no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica.

Entre as atividades esportivas, realizadas em 2013, 2014 e 2015, foram 8.535 atendimentos. As modalidades oferecidas são futsal, vôlei, handebol, basquete, futebol, futebol socyate, beach soccer, judô, taekwondo, jiu jitsu, basquete de cadeirantes, surf, bodyboard, ginástica, tênis e tênis de mesa. Já os eventos, nos últimos dois anos, atingiram a marca de 35 encontros.

Alguns equipamentos públicos, listados no site do Programa Cidades Sustentáveis são: Pista de Bicicross no Parque Aeroporto; Academia Popular do Aeroporto; Academia Popular do Centro - Praça Washington Luiz; Academia da Terceira Idade - Imbetiba; Academia da Terceira Idade - Praia dos Cavaleiros; Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo - Barra de Macaé; Academia Municipal de Judô - Praça da Barra; Pista de Skate - Parque da Cidade.

A dona de casa Severina Maria da Silva Santos, 37 anos, aproveita o Centro de Convivência do bairro Sol Y Mar. Antes de buscar sua filha na escola, ela se exercita durante 60 minutos. "Não tenho condições de pagar uma academia, por isso, esses equipamentos são um incentivo. A atividade física é fundamental para a minha saúde", explica a dona de casa.



Incentivo à prática esportiva

Praças, ginásios, academias, espaços de convivência são algumas opções para a população se movimentar. Em agosto de 2014, a Fundação implantou o Programa de Incentivo à Prática Esportiva. A iniciativa atende 18 polos espalhados em seis setores administrativos e oferece 16 modalidades esportivas para crianças e adolescentes. Mais 10 polos de ginástica para adultos e idosos e, ainda, quatro academias populares, localizadas em praças públicas, são direcionada a jovens, adultos e idosos. "O resultado é a melhora na saúde da população que frequenta esses polos", afirma o presidente da Fesporte, Thales Coutinho.



Cidade Celebração da Tocha Olímpica

Macaé está entre as 329 cidades brasileiras que foram selecionadas para o revezamento da Tocha Olímpica. Durante o percurso, 300 pessoas terão a honra de participar da condução. O município foi presenteado, também, com um palco para uma grande festa, que celebrará o acontecimento.

O comboio do revezamento da tocha Olímpica chega em Macaé no dia 31 de julho após passar, neste mesmo dia, por Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes e Conceição de Macabu.

A Fesporte e outras secretarias da administração municipal organizam o revezamento da Tocha Olímpica, na cidade.

A Fundação de Esporte de Macaé funciona Alameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/n - Riviera Fluminense - CEP: 27937-180. Telefone (22) 2773-4109, Ginásio Poliesportivo Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt.


Fotos Relacionadas