Foto: Guga Malheiros
Caravana nacional agora segue para Campos dos Goytacazes, onde contará novas histórias aos cidadãos
Um verdadeiro sucesso. Assim pode ser considerado o período em que o Projeto “A Mata Atlântica é Aqui” esteve em Macaé. Durante dez dias, cerca de 400 pessoas, entre crianças e adultos, passaram pelo caminhão montado na Praça Washington Luís, no Centro. A ação é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente.
O projeto consistia em promover a conscientização ambiental, por meio de atrações culturais e atividades educativas. No local, foram oferecidas atividades como contação de histórias, palestras, oficinas, jogos educativos, teatro de bonecos, exibição de vídeos, dentre outras. Diversas caravanas de escolas da rede municipal de ensino passaram pela carreta.
Uma das curiosidades é a apresentação do panorama da Mata Atlântica, que hoje atinge 18,8% no Estado do Rio de Janeiro, e 25% no município de Macaé. “É preciso conhecer para preservar. Se nós ensinarmos desde cedo aos nossos jovens e crianças, sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, teremos cidadãos mais conscientes e responsáveis. Para nós, o resultado deste projeto foi excepcional”, avaliou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Já o secretário de Educação, Guto Garcia, elogiou a iniciativa. “Esta parceria é essencial para contribuirmos com o processo de ensino. Esta é mais uma ação pedagógica que leva à reflexão ambiental”, destacou.
Depois de Macaé, o caminhão da Fundação SOS Mata Atlântica seguirá para Campos dos Goytacazes, onde contará novas histórias aos cidadãos.