logo

Projeto aproxima governo e indústrias

05/08/2015 16:11:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é estimular o aumento do índice de empregabilidade

Para incentivar cada vez mais o crescimento do município, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), criou o Pacto para Desenvolvimento Integrado de Macaé (PDI Macaé). A ideia é estabelecer uma rede de diálogos entre o poder público e o setor privado. Serão desenvolvidas ações que incentivam a recuperação dos altos índices de empregabilidade e investimentos locais.

De acordo com a gerente de projetos do Cieds, Carolina Müller, estão sendo promovidas câmaras de desenvolvimento, encontros que promovem o diálogo e o aprimoramento do relacionamento entre a Prefeitura de Macaé e empresas de grande porte. O objetivo é conhecer as demandas municipais e propor a criação de uma agenda de soluções que permitirão à cidade crescer com qualidade, inovação e sustentabilidade.

- O governo, por meio de diversas secretarias envolvidas, contribui com a celeridade de processos, beneficiando o setor industrial. Já relacionamos 61 empresas e mais de 20 receberam visitas técnicas. A câmara de diálogos busca identificar, com os gestores das empresas, as informações necessárias para melhorar a rede. Foi realizado um mapeamento com o objetivo de obtermos pautas de trabalho mais detalhadas, além da aproximação. Atualmente, a competitividade de Macaé é com outros países do mundo, por isso, é fundamental a qualificação - afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.

Para o gerente da base Macaé da empresa BHS, César Itaborahy, a iniciativa contribui para a redução da burocracia em casos, por exemplo, da ampliação de uma empresa. "Estamos com um grande investimento para ampliar a estrutura da nossa base no município, por isso, quanto menor for a burocracia e, ainda, obtermos celeridade nos processos, todos ganham", frisa o gerente.

Serão quatro reuniões planejadas que acontecerão de dois em dois meses. O próximo encontro acontecerá no dia 27 de agosto.