logo

Projeto Campos Verdes leva consciência ambiental a escolas da rede

23/09/2011 18:46:35 - Jornalista: Carlos Fernandes


O Dia Municipal do Reflorestamento foi comemorado pelas escolas da rede municipal com a realização do projeto “Campos Verdes”, que levou educação ambiental e consciência ecológica aos alunos do Zelita Rocha de Azevedo, no Parque Aeroporto, e do CIEP 455 Municipalizado Maringá, no Campo d’Oeste. A ação é desenvolvida pela instituição filantrópica Casa do Caminho, e conta com a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da do Gabinete da Vice-Prefeita e da Secretaria de Educação.


Na quarta-feira (21) foram os estudantes dos 1º ao 5º anos de escolaridade do Colégio Municipal Zelita Rocha que receberam a visita do programa, que além de ações voltadas para educação ambiental, ainda contribuiu para a formação da cidadania. Já os alunos do Ciep Maringá receberam a programação na quinta-feira (22). Nas ocasiões, foram realizadas mostras com a Orquestra “Levando a Vida na Flauta” e o coral da Casa do Caminho, além de palestras, oficina com jogos ambientais e plantio de mudas. Os estudantes ainda receberam o “Cartão Semente”, produzido com papel reciclado e que contém sementes para plantar nas unidades escolares ou em suas casas.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a previsão é mobilizar, neste mês de setembro, cerca de 200 alunos através do projeto “Campos Verdes”: “A intenção é contribuir com aulas de Biologia e Ciências Naturais e levar aos alunos e professores maior conscientização ambiental”, destaca.

Entusiasmada, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, observa que ações como palestras e plantio de espécies nativas e exóticas são essenciais para conservação e conscientização:

– Estabelecemos uma parceria com a Casa do Caminho para poder fazer nas unidades escolares o projeto “Campos Verdes” e só temos a agradecer às escolas terem recebido este projeto de braços abertos. E todas as unidades receberão o plantio de árvores, porque cuidar da natureza deve uma tarefa diária para que essas crianças e jovens possam viver em um mundo melhor.

A técnica de educação ambiental da Casa do Caminho, Dominique Werneck, explica que a ONG socioambiental já desenvolvia projetos voltados para comunidade da Ajuda e do entorno. No entanto, a intenção era ampliar o alcance dos projetos.“Tínhamos a vontade de ampliar as ações para outros locais da cidade, levando a consciência ambiental e cultura, por meio da integração entre a música do “Levando a Vida na Flauta” e a educação ambiental. Daí, a ideia de criar o “Campos Verdes” e levá-lo aos colégios”, afirmou Dominique.

A diretora do CIEP Maringá, Angelita de Paula, também elogiou a iniciativa, que, segundo ela, é um ótimo exemplo: “Com o começo da primavera não há nada mais bonito que receber um projeto como este aqui no colégio. A nossa escola está em festa, com todo o conhecimento que será passado aos alunos e o plantio das árvores”, disse.

Agora, a meta é atender outras unidades da rede nos próximos meses, a começar pela quinta-feira (29), quando o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel receberá o projeto a partir das 14h. A meta da Secretaria de Educação é que o projeto passe por todas as escolas municipais.