Projeto Catan para todos atendeu moradores do Parque Aeroporto

06/07/2022 14:59:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Ao longo do dia, foram promovidas diversas atividades sobre questões nutricionais e promoção da alimentação adequada

Moradores do bairro Parque Aeroporto, em Macaé, receberam na manhã desta quarta-feira (06), na Praça da Ampra, o evento "Catan em ação para todos". O objetivo foi fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional, oferecidas pela Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Saúde.

Ao longo do dia foram promovidas diversas atividades com orientações e informações sobre questões nutricionais e promoção da alimentação adequada. Para a dona de casa, Consuelo de Jesus, o evento é fundamental para que a população receba orientação de um profissional. "Aqui pude aprender várias coisas, e principalmente, que o importante é manter o peso, ter uma alimentação adequada e fazer atividade física. Eventos assim nos motivam e ensinam a fazer boas escolhas na hora de comprar e preparar os alimentos", frisou.

Para a coordenadora da Catan, Verônica Guimarães, a meta é divulgar as ações da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). "Além de todo trabalho de orientação, estamos atendendo os beneficiados pelo 'Auxílio Brasil', dinâmicas, cozinha criativa com a preparação de um brigadeiro de biomassa de banana verde e cacau, como também a distribuição de kits de frutas e verduras, para estimular o consumo de saladas cruas", pontuou, acrescentando que os legumes foram doados pelo Hortifrut.

Ela lembrou que, além da questão nutricional, também foi realizada orientação com gestantes e puérperas sobre aleitamento materno. "A Catan conta com Ambulatório de Amamentação, com equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta", pontua.

Também estiveram presentes no evento as gerentes da Atenção Básica, Liciane Furtado; e de Vigilância em Saúde, Elenice Sales. Na ocasião, elas reforçaram a importância de levar os serviços oferecidos na rede de saúde para a população. "As pessoas foram chegando e participando das atividades e, agora, sabem onde podem procurar. Hoje ainda tivemos o apoio dos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade Estácio de Sá", disseram.

Durante o evento, que contou com a parceria da Secretaria de Esportes, foram realizadas avaliações e orientações nutricionais, circuito esportivo, degustação de brigadeiro de biomassa de banana e distribuição de sal de ervas, para reduzir o consumo de sal e prevenir a hipertensão arterial.


Fotos Relacionadas