Projeto 'Colcha de Retalhos' faz exposição no Cemaia

21/08/2015 14:38:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A parceria entre a Prefeitura de Macaé, através do Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia) e a empresa Cummins South América/Instituição de Ensino Victor Civita, resulta numa exposição interativa. Trata-se do projeto “Colcha de Retalhos” que acontece, neste sábado (21), a partir das 14h, nas dependências do Cemaia, ligado à secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

No local, haverá, além da exposição, a explanação do projeto social que contou com a participação de colaboradores voluntários, apresentação de uma Roda de Dança, mostra de poesia em painel de parede e a entrega das colchas para o órgão municipal. De acordo com a coordenadora do Cemaia, Ana Cristina Reis, o projeto surgiu a partir de uma visita da empresa Cummins, em 2014.

- O Cemaia tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e estávamos sem colchas para cobrir os leitos. Como a Cummins já desenvolvia projetos sociais em parceria com a comunidade, fizemos o acordo. O projeto 'Colcha de Retalhos' foi desenvolvido pelos voluntários. Ao receber um quadrado de tecido com 20 cm de medida, os colaboradores (crianças, adolescentes e funcionários) tiveram a oportunidade de soltar a criatividade. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchwork, decoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos que resultaram em cerca de 40 colchas confeccionadas no ateliê da empresa - explica Ana Reis.

O Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência, órgão de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem por finalidade acolher e assegurar proteção integral em caráter provisório e excepcional às crianças e aos adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional.

Sobre a empresa - A Cummins South América é maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores. Liderada pela área de Responsabilidade Corporativa da companhia, a mostra é resultado de um projeto social que contou com o engajamento de mais de 400 colaboradores da Cummins de diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.