logo

Projeto Conhecendo a Cidade Universitária é apresentado a Jovens Aprendizes

30/04/2008 17:15:00 - Jornalista: Graziele de Marco

Dezenas de jovens inscritos no programa Jovem Aprendiz da Petrobras tiveram, na terça-feira (29), a oportunidade de conhecer melhor a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), responsável por gerir a Cidade Universitária e os convênios da prefeitura com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os jovens participaram da primeira apresentação do projeto Conhecendo a Cidade Universitária realizado, nesta terça-feira (29) às 19h, no auditório da instituição.

Joelson Tavares, presidente da Funemac, falou aos jovens sobre a importância de Macaé ter universidades públicas. “É necessário desenvolvermos a capacidade de sonhar e almejar estudo e acesso a um ensino superior de qualidade. Acreditamos que trazendo instituições públicas para Macaé, aumentaremos as chances de que esses sonhos se realizem”, afirmou.

O presidente da Funemac lembrou que a atuação da prefeitura na área da educação vem implementando outros projetos. “Além de firmar estes convênios, o prefeito Riverton Mussi tornou a Faculdade Municipal Miguel Ângelo Silva Santos (FeMASS) gratuita, o que possibilitou o ingresso de mais jovens no ensino superior. E, é com orgulho que, hoje, temos quatro alunos da faculdade que participam do projeto Jovem Aprendiz”, ressaltou.

Dianifer Cordeiro, de 19 anos, estudante do segundo ano do curso de Administração, trocou a instituição de ensino superior particular pela FeMASS. “Aqui, além de um ensino de excelente qualidade, o valor da mensalidade era mais acessível que na faculdade anterior. Mas quando passou a ser gratuita foi muito bom para mim”, disse, lembrando que essa ação da prefeitura e a vinda de universidades federais para Macaé abrirá possibilidades para outros jovens fazerem cursos superiores.

- Acho muito bom este trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura, através da Funemac porque não precisamos mais ir estudar em outras cidades para buscar um ensino gratuito de qualidade. Além disso, possibilita que os jovens sonhem em fazer uma graduação e se esforcem para alcançar este objetivo, evitando que se envolvam em crimes e violência”, completou.

Os visitantes puderam conhecer também a história da instituição, as universidades instaladas no local e os cursos que são oferecidos na cidade.

Apresentação – Essa foi a primeira de uma série de apresentações do projeto Conhecendo a Cidade Universitária que será realizada em escolas de ensino médio municipais, estaduais e particulares de Macaé. De acordo com Dauro Franco, Coordenador de Extensão e um dos responsáveis pelo projeto, a idéia é que até o fim do ano, todas as escolas com alunos em fase de vestibular recebam visitas da equipe do Conhecendo a Cidade Universitária. “Queremos que o maior número possível de jovens saiba que existe a opção de permanecer no município e ainda ter ensino gratuito e, o mais importante, de excelente qualidade. Estamos agendando escolas e as diretoras que estiverem interessadas podem entrar em contato conosco pelo telefone 3311-1026”, finalizou.