Foto: Maurício Porão
Projeto inclui palco com diversidade cultural
A ocupação dos espaços públicos é uma das principais propostas do governo. Para isso, o projeto Coreto Cultural, que começou nesta quarta-feira (23) na Praça Veríssimo de Mello, transformou o local num palco da diversidade cultural e a plateia aprovou mais uma opção de lazer para a cidade. A primeira atração foi o grupo Mistura Final, uma formação macaense de quatro anos.
A iniciativa acontecerá toda quarta-feira, a partir das 18h. O presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Juliano Fonseca, afirmou que o objetivo é ocupar as praças do município com programações que valorizam os artistas locais, além de restaurar os monumentos históricos e promover a educação patrimonial. “A ideia é proporcionar qualidade de vida para a sociedade e também conservar o nosso patrimônio”, acrescentou o presidente.
Para o macaense Jorge Antônio da Silva, 53 anos, o município precisava de ações como essa. “Macaé estava carente de alegria. Estava passando pela praça quando escutei o som da banda e reconheci os integrantes. Agora estou aqui prestigiando”, disse.
O grupo Mistura Fina tocou um vasto repertório de choro, samba, MPB e outras vertentes musicais. Os integrantes são Beto (violão, cavaquinho, vocal e guitarra), Dedé (violão, teclado, vocal e contrabaixo), Francisco Carlos (vocal e percussão) e Ruberval Aprígio (contrabaixo e violão).
O casal Robson Santos, 35 anos, e Vitória Régia Melo, 30, são de Natal/RN e estão na cidade há três meses. Eles souberam do evento e resolveram comparecer ao projeto. “A iniciativa está de parabéns, pois é uma ação importante para a família”, ressaltou Robson.
O projeto
As diversas atrações artísticas do município como músicos, grupos de dança, esquete teatral e outras podem participar do projeto Coreto Cultural. A Fundação Macaé de Cultura será responsável por toda infraestrutura, que inclui som, iluminação e divulgação. Além disso, será oferecido ao artista um CD com fotos da sua apresentação.
Os artistas interessados em participar do projeto no coreto podem se inscrever na FMC, localizada na Avenida Rui Barbosa, 718, Centro, ou pelo e-mail: coretocultural@macaecultura.com.br. Basta levar ou enviar o material artístico, que será avaliado por profissionais da área de projetos da Fundação. Outras informações sobre o projeto pelo telefone (22) 2759-0889.