Projeto Costões Rochosos é desenvolvido com alunos de escolas municipais

16/09/2022 09:37:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

A secretaria atende cerca de 400 crianças por mês

Com o objetivo de destacar a importância do ecossistema em Macaé - mata atlântica, restingas e manguezais - a Secretaria de de Ordem Pública desenvolveu o projeto "Costões rochosos". A iniciativa conta com palestras nas unidades de ensino da rede municipal e outras instituições que tenham interesse, como igrejas e escolas privadas, além de uma série de atividades no Parque Municipal Atalaia, com teatro de fantoches, contação de histórias, trilha e atividades de criação de arte.

A secretaria atende cerca de 400 crianças por mês. Durante as atividades, elas aprendem sobre a riqueza do Arquipélago de Sant´Ana e todo assoalho marítimo do município, além da importância física, comercial, sustentável e turística que os costões proporcionam e do quanto os biomas são atingidos pelos microlixos.

Nesta quinta-feira (15), a equipe esteve o Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra de Macaé. De acordo com os guardas ambientais responsáveis pelo projeto, Carlos Alberto Correia e Jouber Freixo, somente nesta unidade de ensino, 240 crianças participaram da palestra, o que indica que o mês de setembro será recordista.

A pequena Maria Eduarda Souza, de apenas 9 anos, finalizou a participação na palestra preocupada com os peixes. "Entendi que lixos pequenos, os microlixos, são altamente prejudiciais para vida dos animais marítimos. Não podemos jogar lixo na rua e muito menos no mar. Precisamos multiplicar essa informação", destacou a aluna do quarto ano de ensino.

A ação nas escolas municipais acontece em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental / Integrada da Secretaria de Educação.

Para agendar palestras, é necessário enviar email para: ordempublica@macae.rj.gov.br.

Já para atividades no Parque Atalaia, grupos com mais de 20 pessoas devem fazer o agendamento pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.

O Parque conta com diversas outras atrações e fica aberto para visitação de quinta a sábado, das 9h às 16h.