A coleta será neste sábado (29), das 9h às 14h, na praça Veríssimo de Melo
A Campanha Oxigênio, para coleta de garrafas PET higienizadas, vai acontecer neste sábado (29), das 9h às 14h, na praça Veríssimo de Melo, Centro. A ação integra o projeto Oxigênio, contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo cultural, por meio da Secretaria de Cultura de Macaé. A campanha foi iniciada há duas semanas através de mídia social, @morenojunioroficial, incentivando a doação das garrafas. O material será reutilizado para a elaboração do cenário da performance interativa, integrativa e imersiva que será apresentada em locais públicos e escola.
O recolhimento ocorrerá em parceria com Organização Não Governamental (ONG) Juventude Lixo Zero (@juventudelixozeromacae). Ao final de cada apresentação, voluntários da ONG participarão de uma roda de conversa com o público. Haverá quatro apresentações: duas em praças da cidade, uma em unidade escolar e outra no anfiteatro da orla da Praia de Imbetiba. A primeira apresentação será na praça Veríssimo de Melo em data a ser divulgada no Portal da Prefeitura. A proposta, conforme a contrapartida prevista no edital público, é facilitar o acesso da população à cultura.
“Oxigênio é um projeto inovador que tem uma performance artística apresentando os impactos excessivos do lixo no planeta Terra”, convida o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
“Começamos a nos atentar no quanto de lixo é produzido em uma única casa e decidi escrever uma cena inicial escancarando os impactos que o planeta Terra sofre com a nossa produção excessiva de lixo. Nossa performance artística se utiliza da técnica de Pina Bausch, a percursora da dança-teatro. Assim surgiu Oxigênio. Ela foi feita para palco italiano, então a adaptamos para apresentação na rua, de cerca de 30 minutos”, conta o idealizador do projeto, Júnior Moreno (Moreno Produções).
Júnior Moreno, natural de Vitória-ES, mora em Macaé há 11 anos. Em 2018, ele concluiu sua formação em Artes Dramáticas pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), órgão da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2021, tornou-se Microempreendedor Individual (MEI), com a Moreno produções artísticas, tendo tido obras selecionadas em editais e festivais de teatro e audiovisual. Ele também é habilitado nos cursos de ‘Cinema e Direitos humanos’ e ‘Criação de vídeos para as redes sociais’ pela escola de audiovisual Cinema Nosso. Júnior Moreno já atuou em 5 esquetes, 5 espetáculos, 4 filmes, 2 projetos sociais e em projetos audiovisuais.
Ficha Técnica
Performers: Junior Moreno e Amanda Machado
Direção Geral: Junior Moreno
Cenário e Figurinos: Lyon Jesus
Produção Musical: Bruno Carvalho
Técnico de Som: Pedro Lazaro
Fotógrafo Still: Cybel Chagas
Produtor Executivo: Leonardo Moreira
Direção de Produção: Janaina Mendes
Assistente de Produção: Manoel Pedro Jullian
Gestora de Conteúdo: Viviane Santos
Consultoria Ambiental: Eloisa Vitielli e ONG Juventude Lixo Zero