Projeto de Eficiência Energética troca 464 luminárias em quatro vias de Macaé

19/05/2022 18:46:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Luminárias foram substituídas da tecnologia de vapor de sódio por LED

As avenidas Agenor Caldas, Rui Barbosa e as ruas Hildebrando Alves Barbosa e Tancredo Neves ganharam 464 luminárias LED dentro do Projeto de Eficiência Energética executado pela VA Engenharia Soluções Sustentáveis e custeado pela Enel, responsável em Macaé pela geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia. Para mostrar o resultado do projeto, a VA promoveu em parceria com a prefeitura, um treinamento de eficiência energética nesta quinta-feira (19), no paço municipal.

De acordo com o coordenador de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos, Marcelo Oliveira, a substituição de lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED resulta em economia para o município. “A prefeitura paga a tarifa para a própria distribuidora Enel de consumo de energia como qualquer cliente e essa troca de tecnologia economiza energia. A LED não agride o meio ambiente, é sustentável e foi importante para o município não só visualmente. As avenidas e ruas definidas são corredores e vias principais de nossa cidade”, comentou Marcelo Oliveira.

O diretor técnico da VA Engenharia, Marcelo Maia, explicou que o projeto executado em Macaé visou promover o uso eficiente da energia elétrica com ações que combatem o desperdício e promovem a melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

A substituição de lâmpadas foi promovida em Macaé porque a Aneel, por meio da Lei 9.991, determina que as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar parte da Receita Operacional Líquida (ROL) em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, através de chamadas públicas de projetos. O valor investido pela Enel foi R$ 676.743,92. A lei 9.991 obriga as distribuidoras de energia a anualmente investirem 0,5% de seu ROL nos Programas de Eficiência Energética (PEE).

- Participamos da chamada pública na qual a empresa VA engenharia ganhou o projeto e executou a obra em Macaé – ressaltou o Coordenador de Iluminação Pública. A energia economizada será de 504,90 MWh/ano com redução da demanda na ponta de 102,72 kW.

Na Rua Tancredo Neves foram instalados 76 pontos de LED 100w em substituição de lâmpadas de vapor de sódio 250w. Na Avenida Agenor Caldas foram 44 pontos de iluminação substituídos de vapor de sódio 250w por LED 50w. Na Rua Hildebrando Alves Barbosa foram 278 pontos de vapor de sódio 400w trocados por LED 150w. Também em LED 150w a Avenida Rui Barbosa ganhou 61 pontos de iluminação, eliminando o vapor de sódio em 400w.

Segundo o diretor técnico da empresa, a VA Engenharia Soluções Sustentáveis é uma empresa de sustentabilidade e tecnologia em sistemas elétricos e gestão de energia, sendo uma empresa ESCO que atua com mais de 60 distribuidoras em todo território nacional, através das chamadas públicas estabelecidas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel, realizando projetos de eficiência energética.


Fotos Relacionadas