Foto: Arquivo
Neste primeiro semestre, serão iniciados os cursos de Contação de Histórias.
Com o objetivo de incentivar a arte de contar histórias e o gosto pela leitura, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai prosseguir neste retorno de ano letivo com a realização de cursos de formação continuada, direcionados aos professores de salas de leitura da rede municipal de ensino.
A equipe do Programa de Leitura da Secretaria de Educação está organizando um cronograma até o final do semestre letivo para que os profissionais do sexto ao nono anos de escolaridade, que atuam nas salas de leitura possam participar da programação. O projeto de incentivo à leitura nas unidades escolares tem como objetivo a valorização de disciplinas como Língua Portuguesa e Literatura.
O objetivo é incentivar os educadores, apresentando técnicas e recursos pedagógicos, que visam reforçar o processo ensino-aprendizagem. Estudos comprovam que a contação de história aguça o imaginário dos alunos e contribuí com o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Neste primeiro semestre, serão iniciados os cursos de Contação de Histórias, além de formação continuada de Produção de Texto e Leitura, dedicada aos que atuam com estudantes do primeiro ano de escolaridade.
De acordo com a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, no decorrer do ano de 2011, foram ministradas oficinas de confecção de fantoches e outras atividades, que devem se estender durante 2012 . “Pudemos comprovar , que através destes encontros nossos profissionais trocaram experiências valiosas, que estão sendo vivenciadas nas salas de leitura”, destaca.
Os diretores da rede municipal de ensino já podem encaminhar os nomes dos professores das salas de leitura, que vão fazer parte dos cursos. Basta encaminhar para a sala do Programa de Leitura da Secretaria de Educação os seguintes dados: nome completo, unidade municipal que trabalha, telefone e e-mail da escola ou do professor.
Com o curso de Formação Continuada, os participantes também terão a chance de intensificar atividades através de tópicos como narrativa, voz, corpo, memória e a importância de contar histórias. As aulas serão ministradas na sede da Secretaria de Educação, situada à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.